Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Nota de pesar pelo falecimento de Eduardo Campos
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lamenta profundamente o falecimento do candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, ocorrido na manhã de quarta-feira (13). O Brasil perdeu um grande nome da política, que apesar de jovem, tinha uma longa trajetória, com muitas contribuições. Desde quando assumiu o Ministério de Ciência e Tecnologia, em 2004, na época o mais jovem dos ministros nomeados, Eduardo Campos demonstrava uma visão diferenciada em relação às políticas voltadas para o desenvolvimento do Brasil através da educação.
Entre suas realizações à frente do ministério, destacam-se a aprovação da Lei de Inovação Tecnológica, que resultou no marco regulatório entre empresas, Universidades e instituições de pesquisa; e a criação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), hoje considerada a maior olimpíada de matemática do mundo em número de participantes.
Recentemente, na ocasião da sua última visita à Univasf, na tarde do dia 30 de julho de 2013, o então governador do Estado de Pernambuco falou da importância da universidade para o desenvolvimento econômico e social das regiões brasileiras. Campos ressaltou a parceria do Governo do Estado com a Univasf na implantação do Espaço Ciência, equipamento que está em construção na Orla de Petrolina (PE). “É nosso objetivo fortalecer os laços com a Univasf para a oferta de serviços à população”, disse durante a visita, registrada em notícia publicada no site da Univasf.
Neste momento de tristeza, a Univasf se solidariza com os familiares e amigos de Eduardo Campos. Sua visão estratégica na incorporação do ensino superior à dinâmica de desenvolvimento será nosso maior estímulo em resposta ao seu legado político. Assim como ele, continuamos acreditando no papel transformador da educação.
Julianeli Tolentino de Lima
Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
Por: Assessoria de Comunicação