Vereadores vão propor ao Executivo anulação de multas e uma nova campanha de educação no trânsito

 Vereadores vão propor ao Executivo anulação de multas e uma nova campanha de educação no trânsito

O radar da Apolônio Sales em frente a CEF registra três situações de multas: quando o condutor para em cima da faixa, acesso de velocidade e avanço de sinal. E muitos dos condutores estão sendo flagrados avançando o sinal fechado naquela via

camara de paulo afonso baDurante a sessão de segunda-feira 1º de setembro a Câmara de Vereadores de Paulo Afonso foi discutido os autos de infração oriundos dos “pardais eletrônicos” instalados recentemente ao longo da Avenida Apolônio Sales e no sinal em frente a Caixa Econômica Federal. Segundo informações nesta terça-feira, 2, os vereadores devem ter uma reunião com o Prefeito Anilton Bastos onde será discutido a possibilidade da anulação das mais de 4.000 multas registradas nos meses de julho e agosto. O PANotícias foi informado também que a sugestão dos vereadores é que haja num período de 20 dias uma nova campanha educativa sobre a presença dos pardais na Apolônio Sales; “ vamos sugerir que seja uma campanha mais contundente e mais agressiva no sentido de despertar a atenção dos motoristas e evitar a quantidade excessiva de multas como aconteceu nos dois últimos meses” afirma um vereador.

Durante a sessão de segunda-feira o vereador Bero do jardim Aeroporto  (PSL) propôs ao prefeito Anilton Bastos Pereira (PDT) que se  sensibilize com o clamor dos mais de 4.500 motoristas, alguns deles atingidos com até três infrações acusadas pelos “pardais” e cancelasse todas as multas aplicadas até o dia 31 de agosto. O parlamentar fez coro a voz dos 15 vereadores que sugeriu a imediata campanha de educação no trânsito em Paulo Afonso.

-Na sessão de ontem na câmara (1/9/2014), o que mais se comentou foram as multas. Teve vereador que disse ter mais de 150 multas diárias. Teve pessoas na platéia que tinha mais de 20 multas nas mãos – 20 multas a uma media de 5 pontos da em torno de 100 pontos na carteira.

O vereador Bero do jardim Aeroporto reforçou a sugestão do coordenador da 6ª Ciretran Fábio Martins que defendeu a implantação de “lombadas eletrônica” aos invés  dos atuais equipamentos, chamados de pardais.

A sessão teve no plenário Dr. Manoel Josefino Teixeira lotado, contou com a presença dos 15 parlamentares, além dos convidados Fábio Martins da 6ª CIRETRAN, Tenente PM Edilson, Francisco Daniel Vieira Dantas e o gerente de operações de Transito Gildivan.

‘A avaliação que temos hoje é que diante do clamor das pessoas o prefeito se sensibilize e avalie a possibilidade de anular as multas’, é a opinião dos 15 vereadores, da situação e oposição.

1 Comment

  • “A ”lambança” da Prefeitura de Paulo Afonso com as lombadas eletrônicas instaladas na Avenida Apolônio Sales.
    Equipamentos instalados na Apolônio Sales possuem apenas placas como sinalização.
    A prefeitura de Paulo Afonso através da Secretaria de Serviços Públicos cometeu recentemente uma lambança ao instalar a supostas lombadas eletrônicas, supostas porque o que se vê na Avenida Apolônio Sales não são consideradas lombadas eletrônicas, e sim um sistema muito utilizado em BRs(radares).

    Lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego.

    Possui funcionamento igual ao dos radares, ou seja, a medida da velocidade do objeto em questão se dá pela modificação do campo magnético entre os laços do pavimento, que contém os transmissores e receptores da lombada.

    Nas lombadas eletrônicas, possuem ainda o elemento visual: um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade nas circunstâncias em energia, e um mostrador que informa ao motorista a sua velocidade depois de atravessar os medidores no asfalto.

    Caso o condutor em questão exceder o limite de velocidade vigente na via, o sistema do dispositivo automaticamente registra a imagem do automóvel infrator através de uma máquina fotográfica, também ligada a um microcomputador, que possui uma base de dados conectada a companhia de engenharia de tráfico operante no local.

    O sistema secundário remete para o sistema central as comunicações da infração, que avisa o motorista e aplica a penalização prevista em lei. Varia de acordo com o limite excedido de velocidade.

    Radar ou Lombada eletrônica?

    No caso do sistema instalado pela secretaria de serviços públicos, pode-se verificar a ausência do elemento visual (Lâmpadas e Display) conforme imagem acima, ou seja, a instalação feita está totalmente descaracterizada do que é uma lombada eletrônica, fica a questão, se isso foi feito de modo proposital ou por falta de conhecimento das normas, equipamentos e critérios em questão.

    A Prefeitura Municipal de Paulo Afonso publicou em seu site no dia 01/07/2014 através do link http://www.pauloafonso.ba.gov.br/internas/informativos/read.php?id=3994, que as lombadas eletrônicas começaram a funcionar, ou seja, a prefeitura afirma que lombadas foram instaladas e não radares, mas o que se vê desde esse dia são apenas placas e câmeras instaladas que multam constantemente os motoristas por falta da sinalização correta que deve ter pelo menos além das placas e câmeras, lâmpadas e displays mostrando a velocidade permitida, conforme exemplo abaixo:

    Sinalização simples usada nas vias que possuem lombadas eletrônicas.

    Do jeito que está jamais posso chamar ‘’aquilo’’ de lombadas eletrônicas, até porque pra mim não existem, onde está a torre com o display e as lâmpadas de sinalização? Espera-se que este equivoco seja resolvido o mais breve possível, até porque as multas são passiveis de recursos junto ao órgão responsável.

    Até a presente data não fui multado, e se por acaso isso acontecer, não só irei recorrer da multa como também irei tomar as medidas cabíveis na justiça.

    É preciso explicar de forma ampla o que é lombada eletrônica e o que é radar para melhor entendermos a confusão que a ação da prefeitura de Paulo Afonso gerou para os motoristas, veja explicação:

    Tipos de equipamentos utilizados para fiscalização eletrônica:

    Atualmente os principais equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade aplicados no Brasil podem ser dos seguintes tipos:

    LOMBADA ELETRÔNICA: equipamento adequado para locais que necessitem de fiscalização permanente para assegurar a circulação de veículos dentro do limite máximo de velocidade regulamentado.

    A estrutura ostensiva da Lombada Eletrônica contribui para condicionar os condutores a respeitar a velocidade, sendo especialmente indicada para áreas com restrição de visibilidade e de conflito pedestres x veículos.

    RADAR FIXO: equipamento computadorizado, instalado em local definido e em caráter permanente, que registra automaticamente infrações de excesso de velocidade.

    RADAR FIXO/SEMAFÓRICO (Fotossensor): equipamento com as mesmas características do radar fixo, que além de registrar automaticamente infrações de excesso de velocidade também registra infrações de avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestre.

    O objetivo do fotossensor é estimular o motorista a respeitar o sinal de trânsito e evitar atropelamentos e colisões. Por lei, esse aparelho não precisa ser sinalizado, pois tem caráter educativo, ensinando o condutor a respeitar o semáforo, independente de existir fiscalização eletrônica.

    RADAR MÓVEL/ESTÁTICO: equipamento instalado em suporte apropriado, adequado para locais e períodos que necessitem de fiscalização eventual do respeito à velocidade regulamentada.

    RADAR PORTÁTIL: equipamento operado manualmente pelo agente de trânsito, com capacidade de monitoramento seletivo, adequado para trechos expressos e vias públicas, em locais e períodos que necessitem de fiscalização eventual do respeito à velocidade regulamentada.

    TALÃO ELETRÔNICO DE MULTAS/PALM TOP: dispositivo eletrônico portátil que substitui a tradicional fiscalização realizada com talonários de papel, o que permite mais agilidade e precisão na autuação e emissão da multa.

    Redação com informações do Perkons, Cettrans e Wikipédia.”

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *