Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Nesta sexta-feira Paulo Afonso recebe Salões de Artes Visuais da Bahia 2014
O município de Paulo Afonso recebe nesta sexta-feira, 12, a edição dos salões de Artes Visuais da Bahia 2014. A exposição acontece no Centro de Cultura Raso da Catarina, de 13 de setembro até o dia 26 de outubro, no horário das 9 às 18h, com entrada gratuita. A realização do salão é da Dirart, FUNCEB e SecultBA com o apoio da Prefeitura de Paulo Afonso. A abertura oficial do evento acontece a partir das 19h.
Após a abertura da primeira exposição da edição 2014, na Cidade do Saber, em Camaçari, o município de Paulo Afonso, recebe mostra dos Salões de Artes Visuais da Bahia. O projeto já se consolidou como uma das principais ações de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado, com realização da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA).
A exposição reúne 24 obras de diferentes artistas, selecionados através de edital público, dentre 369 inscritos. Nesta etapa, participam artistas de Salvador, Amargosa, Cícero Dantas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas e Sobradinho, que apresentam trabalhos em diversos estilos e gêneros, com temática livre. Na noite de abertura, uma comissão de premiação escolherá três obras entre as expostas, que receberão prêmios de R$ 7 mil cada. Haverá também os prêmios simbólicos: as menções especiais, indicadas pela comissão, e o Prêmio do Público, escolhido através do voto dos visitantes, ao final do período de exposição.
Desde 2012, os Salões de Artes Visuais da Bahia vêm ocupando espaços culturais não-vinculados ao Governo Estadual, findando a restrição de sua circulação apenas em municípios que possuem centros geridos pela SecultBA. Em função disto, Camaçari e Paulo Afonso tiveram a possibilidade de participação no projeto de forma inédita por conta desta abertura.
Mais informações através do endereço eletrônico: saloes.artesvisuais@funceb.ba.gov.br
Confira artistas e obras participantes dos salões de artes visuais de Paulo Afonso: Adriano Machado, “Correria” (fotografia); Alex Oliveira, “Cartografia dos afetos” (intervenção urbana); Artur Rios, “Natureza Morta” e “Escoamento I” (pintura); Bernardo Oliveira, “O Habitar” (videoarte); Binha, “Transposição” (instalação); Candice Machado, “O que ficou da cabeceira do meu pai” (assemblage); Carla de Carvalho, “Cordados e a Bilateralidade” (instalação); Clarice Machado, “Subversão dos sentidos” (fotografia); Cleriton Alves (Coletivo Dois em Casa), “Abandono – A Ilha do Fogo” (fotografia); Cristina Damasceno, “Melancolia” (assemblage); Fabio Abu-chacra, “Ocupando para Não Desocupar” (fotografia); Félix Caetanno, sem título (tapeçaria); Fernando Gomes, “Peleja” (fotografia); José Arcanjo, “Vitória” (instalação); Juca Lordelo, “Carta ao Desconhecido 84” (objeto); Lais Guedes, “Instruções para germinar uma pessoa” (desenho); Marco Antonio, “Doce Escultura” (escultura); Marluce Brito, sem título (instalação); Mayra Lins, “Hidráulica 02” (instalação); Mônica Flávia, “Memória” (fotografia); Nilson Moura, “Dinamicamente Sublime” (fotografia); Olímpio Pinheiro, “Releitura de Hendrickje banhando-se num riacho, de Rembrandt” (acrílico sobre tela/pintura); Ramon Rá, “Condomínio Capital” (objeto); Tarcisio Almeida e Suzy Okamoto, “Buracos negros não têm cabelo” (instalação).