Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Aula magna do Curso de Medicina do Campus da Univasf em Paulo Afonso
A aula magna da instalação do Curso de Medicina e a instalação do Campus da Univasf em Paulo Afonso reuniu centenas de pessoas no auditório do Memorial da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), no bairro Alves de Souza, que ficou pequeno para acolher a todos, na noite de 15 de Setembro de 2014.
O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, inaugurou as instalações do novo campus da instituição, na cidade de Paulo Afonso com a realização da Aula Inaugural do curso de Medicina. Em seu discurso, Julianeli Tolentino ressaltou o empenho dos deputados Paulo Rangel e Josias Gomes, da Diretoria da Chesf, do prefeito Anilton Bastos e do governador do Estado da Bahia Jaques Wagner para que se tornasse realidade a implantação do Campus Paulo Afonso. Para o reitor, a incorporação do HNAS à Univasf é importante tanto para o desenvolvimento do curso de Medicina quanto para a melhoria dos serviços à população.
O campus inicia suas atividades com o curso de Medicina, cuja primeira turma é formada por 40 estudantes, que ingressaram por meio do segundo processo seletivo de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado em 2013. O curso terá duração de seis anos, mais dois anos de Residência Médica. O quadro de servidores é formado por nove docentes e sete técnico-administrativos em Educação (TAEs).
Provisoriamente, a Univasf irá funcionar nas instalações do Centro de Formação Profissional de Paulo Afonso (CFPPA), antiga Escolinha da Chesf. O local foi reformado para receber salas de aula, laboratórios, biblioteca e salas administrativas, até que a construção da sede própria do campus esteja concluída.
Apenas uma aluna do curso de Medicina, cuja primeira turma é formada por 40 estudantes, é de Paulo Afonso, Daniele Siqueira, 25 anos, casada com Leonardo Lima, filha de Paula Siqueira e Lúcio Alves. A mãe é enfermeira da Prefeitura de Paulo Afonso e o avô, conhecido como “Bonitão”, trabalhou no Serviço de Aviação da Chesf.
Daniele Siqueira ocupou lugar na mesa diretora da sessão magna, como representante dos seus colegas alunos. Segundo Daniele, é muita grande a emoção de estar realizando o sonho de fazer Medicina e residência médica em Paulo Afonso, onde moram seus familiares.
Foi uma noite memorável, caminho para outros cursos e para a consolidação de Paulo Afonso, que já tem a UNEB, a FASETE e o IFBA e agora com a UNIVASF, como grande pólo universitário da região.
Aula Inaugural contou as presenças do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira, do reitor Julianeli Tolentino de Lima que presidiu a solenidade, além do diretor de Desenvolvimento de Ensino em Saúde da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Vinícius Ximenis Muricy da Rocha, representando o ministro Henrique Paim e que também foi o palestrante da aula.
Outras autoridades também participaram do evento, entre elas o diretor-presidente da Chesf, Antônio Varejão de Godoy, Paulo Pontes Chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Educação que representou o governador Jaques Wagner, pró-reitores, secretários e servidores da Univasf, secretários municipais, prefeitos da região, vereadores, professores, a primeira turma que é formada por 40 estudantes e convidados.
Paulo Afonso é o sexto campus da Univasf e sua inauguração acontece um mês antes do aniversário de 10 anos da Universidade, comemorado em 18 de outubro.