Padre italiano expulso pela ditadura militar chega a Pernambuco

 Padre italiano expulso pela ditadura militar chega a Pernambuco

Vito Miracapillo desembarcou no Recife na noite da terça-feira (3). Retorno ainda não é em caráter definitivo; padre veio para resolver visto.

O padre italiano Vito Miracapillo está de volta ao Brasil. Expulso do país por militares em 1980, acusado de ter se recusado a celebrar uma missa em homenagem ao Dia da Independência em Ribeirão, cidade da Mata Sul de Pernambuco onde era pároco, o padre chegou na noite da terça-feira (3) ao Aeroporto dos Guararapes, no Recife, de acordo com informações do advogado dele, Pedro Eurico.

O retorno ao território brasileiro ainda não é em caráter definitivo. A visita é para a realização dos trâmites para revalidação do visto. Em novembro de 2011, mais de 30 anos após ter sido expulso, Miracapillo reconquistou o direito de revalidar o visto permanente no Brasil, concedido pelo Ministério da Justiça.

O direito a retornar ao país foi concedido em 1993, pelo então presidente Itamar Franco, que concedeu o visto de turista ao padre italiano. O desejo do padre, no entanto, era ter a oportunidade de voltar definitivamente ao território brasileiro. Após várias tentativas, no fim do ano passado, finalmente Miracapillo teve seu pedido atendido.

A volta do padre à paroquia de Ribeirão depende das autoridades religiosas, mas em novembro Dom Genival Saraiva, presidente da Conferência Nacional de Bispos (CNBB) Regional Nordeste 2, já havia declarado a possibilidade. Nesta visita ao Brasil, o padre italiano deve justamente visitar Palmares, sede da diocese à qual Ribeirão faz parte, a convite do bispo Dom Genival.

Nesta quarta-feira (4), Vito Micarapillo deve falar com a imprensa em entrevista coletiva, durante a tarde. O padre também será recebido pelo governador Eduardo Campos, às 17h, no Palácio do Campo das Princesas.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *