Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Paulo Afonso foi destaque no Programa Mosaico Baiano
No sábado, 1º de novembro, o programa Mosaico Baiano, da Rede Bahia de Televisão, mostrou para todo o estado, o conjunto de usinas hidrelétricas construído pela CHESF em Paulo Afonso, entre as décadas de 40 e 50, considerado o maior complexo hidrelétrico subterrâneo do Brasil. A equipe do programa Mosaico Baiano, apresentado por Diogo Baleeiro após o Jornal Hoje, esteve em Paulo Afonso no mês de junho e gravou uma série de reportagens destacando a cidade, suas belezas naturais e seus aspectos culturais.
As gravações foram acompanhadas pelo secretário Municipal de Turismo, Marlos Guerra, que fez questão de dar total apoio à comitiva da TV Bahia e do programa Mosaico Baiano, formada pelo apresentador, Diogo Baleeiro; diretor, Daniel Santos; cinegrafista, Roberto e pelo assistente Leandro.
Auxiliados pelo agente de viagem Edmilson Araújo, o apresentador e a equipe do programa percorreram diversos pontos turísticos do município, destacando as belezas naturais e culturais, além do roteiro turístico da cidade. O programa também destacou o passeio de caiaque pelo cânion do São Francisco, roteiro gastronômico, visitas aos atrativos do complexo de usinas hidrelétricas, a trilha do Algorão, Museu Casa de Maria Bonita, Mergulho, Tirolesa, Rapel, remada no Carranca Boat, entre outros.
Em suas explanações, Edmilson Araújo contou que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) possui um sistema subterrâneo que gera energia por gravidade e abastece oito estados do país, beneficiando cerca de 25 milhões de brasileiros. “Graças a esse complexo foi possível desenvolver o Nordeste”, observou. Para quem quer fugir do turismo tradicional em Paulo Afonso, o local possui lindas paisagens e é aberto à visitação. Diogo Baleeiro mostrou mirantes, corredeiras, salas de turbinas e a famosa Cachoeira de Paulo Afonso, que já foi visitada por Dom Pedro II. É lá que está o quinto maior cânion navegável do mundo.