Câmara de Vereadores mais popular

 Câmara de Vereadores mais popular

E aí vem Petrônio Nogueira sinalizando a que veio. Não que a casa não tenha sido popular. A intenção é torná-la mais popular. Evidente que, se é a casa do povo, expressão repetida e consagrada, tem que ser  deve ser  popular.

A Câmara de Vereadores, como nós a concebemos, é o foro adequado para o debate e o equacionamento dos grandes temas municipais; a caixa de ressonância dos anseios populares. Postos na mesa, esquartejados, mastigados e debatidos, as partes assimilando os burilamentos de esquina de cada um deles, os temas, anseios e necessidades do povo tornam-se, não problemas insuportáveis, mas esperança factível de materialização. A História tem incansavelmente demonstrado que o líder que exerce o seu papel de forma sincera e clara, oferecendo-se como modelo de dedicação e sacrifício, é aquele que é fielmente seguido pelos seus liderados, conseguindo mais facilmente os seus objetivos.

Petrônio é agora o líder do Poder Legislativo. Como chegou ao cargo pelo voto da maioria dos seus companheiros, queremos nós outros, o povo, crer que terá, daqueles mesmos companheiros, o apoio necessário para liderar o debate dos temas municipais, a confecção das leis e a fiscalização do Poder Executivo. Queremos, por outro lado, crer que esta legislatura é uma das mais bem compostas dos últimos tempos. O que queremos dizer é que cremos e esperamos que os nossos representantes marchem ao lado do seu presidente na tarefa de tornar a Câmara mais popular no sentido de melhorar, no cumprimento das suas atribuições, a vida dos cidadãos de Paulo Afonso.

Tomando como certo que a declaração de Petrônio Nogueira veio do mais profundo recanto da sua alma, ousaríamos lhe dizer que ele precisará de muita paciência, condição fundamental na política, segundo Tancredo Neves. Diríamos também que provavelmente por algum tempo ele não terá sucesso. Edis, membros do Executivo e o povão, nesse espaço de tempo inicial, ficarão a observar. À proporção que suas ações afirmativas forem se concretizando, o novo presidente verá, então, crescer o apoio de todos nós.

Carece ainda ao novo Presidente da Câmara Municipal, sem desprezar as ações dos seus antecessores, não se esquecer de que o poder que ele lidera é um poder independente, eleito basicamente para fazer as leis, fiscalizar o Poder Executivo e, principalmente, fiscalizar a aplicação do Orçamento. Isto não significa birra, nem oposição e hostilidade. Muito pelo contrário – e é o que todos dele esperamos –, é o que, dentro da lei e das regras pré-estabelecidas, vai fazer de Paulo Afonso uma cidade melhor para se viver.nery

Francisco Nery Júnior

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *