Peritos do Japão aprovam policiamento comunitário da Bahia

 Peritos do Japão aprovam policiamento comunitário da Bahia

O Comando Geral da Polícia Militar da Bahia recebeu, nesta terça-feira (27), a visita de peritos do Japan Internacional Cooperation Agency (Jica), grupo responsável pelo policiamento comunitário do Japão. No Quartel dos Aflitos, em Salvador, os visitantes se reuniram com o comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, para acompanhar o andamento das atividades nas bases comunitárias de segurança da Bahia, que têm sido adaptadas ao Koban – sistema de segurança japonês baseado na aproximação do policial com a população.policia milita ba

“Este trabalho vem sendo feito desde 2007 no Brasil. Na Bahia, desde 2011. Essa parceria com o Japão serviu para nos fortalecer e mostrar que estamos no caminho certo. No Japão, eles utilizam a filosofia do Koban baseada nos princípios que nós estamos colocando no [programa] Pacto pela Vida, onde a polícia, além da atividade do dia a dia, se envolve com as questões sociais. O policial passa a ter mais contato com a sociedade, entendendo a área de atuação de forma mais humana”, explica o coronel Anselmo Brandão.

Desde 2011, foram capacitados com a metodologia japonesa 1.634 policiais militares da Bahia. Os três primeiros oficiais qualificados no Curso Internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária pelo sistema Koban passaram por treinamento no Japão, após assinatura de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) e a agência japonesa. Foram esses militares os responsáveis pelo desenvolvimento de oficinas e cursos sobre o tema no estado.

Leia mais: http://www.secom.ba.gov.br/…/Peritos-do-Japao-aprovam-polic…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *