Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Univasf e Codevasf promovem Encontro sobre Captação e Tratamento de Água de Chuva
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizam, nas próximas quinta (19) e sexta-feira (20), o “Encontro sobre Captação e Tratamento de Água de Chuva”. O evento será realizado no auditório da 6ª Superintendência Regional da Codevasf e no Espaço Plural da Univasf, ambos em Juazeiro (BA). O encontro é gratuito e aberto ao público e não é necessária inscrição prévia para participar.
O objetivo do evento é apresentar aos agricultores e à comunidade em geral novas tecnologias para realizar tratamento de água nas cisternas. A mesa de abertura será realizada às 8h, na Codevasf, e contará com a presença da pró-reitora de Extensão da Univasf, Lucia Marisy; do superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira e do coordenador geral do Programa Água para Todos, Elton Cruz.
Logo após a abertura, haverá palestras e debates sobre a temática do evento. A professora Lucia Marisy irá falar sobre o projeto “Inovando Práticas – Transformando Vidas”, coordenado por ela, que visa à formação de agricultores familiares e ribeirinhos. Também haverá palestras sobre o “Programa Água para Todos e as Inovações Tecnológicas na Captação de Água de Chuva” e “Qualidade da Água para Consumo Humano”, ministradas respectivamente por Joselito Menezes de Souza e Adelmo Alves de Queiroz. As palestras prosseguem durante a tarde, a partir das 14h. A programação completa está disponível no link abaixo.
Na sexta-feira (20), será realizado um dia de campo no Espaço Plural da Univasf. Lucia Marisy explica que a Universidade está executando um projeto de implantação de um parque de tecnologia social no Espaço Plural. A Codevasf doou para a Univasf quatro cisternas com uma tecnologia inovadora e de baixo custo. “No dia da visita, as pessoas já poderão conhecer e ver implantada essa tecnologia, que ficará na Univasf como uma Unidade demonstrativa”, diz.
Ela destaca ainda a importância dessa ação na Univasf. “Ter uma unidade demonstrativa de tecnologias sociais de convivência com o semiárido para captação de água é de suma importância para o aprendizado dos nossos alunos, agricultores e ribeirinhos”, acrescenta.
Mayra Coelho