Univasf irá capacitar agricultores para captar e tratar água da chuva

 Univasf irá capacitar agricultores para captar e tratar água da chuva

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) apresentaram, na manhã da última sexta-feira (20), um novo projeto para captação e tratamento de água de chuva, implantado no Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro (BA). O projeto, que foi desenvolvido em parceria entre as duas instituições e também contou com apoio do programa Água para Todos, do Ministério da Integração Nacional, visa à capacitação de produtores rurais.foto-n2528

A apresentação encerrou o programa do “Encontro sobre Captação e Tratamento de Água de Chuva”, realizado na semana passada pela Univasf e Codevasf. O sistema é composto por quatro cisternas e dois cilindros, que fazem a captação e o tratamento da água. Os equipamentos foram doados pela Codevasf por meio do Água para Todos e darão início a um parque de tecnologias sociais que irá funcionar no Espaço Plural.

“Esse sistema de captação de água da chuva utiliza tecnologias baseadas em processos físicos, como a decantação, e também químicos, como os cloradores de pastilhas. Após passar por esses processos, a água vai atender ao padrão de potabilidade do Ministério da Saúde”, explicou o coordenador Regional do Programa Água para Todos, Joselito Menezes de Souza, durante o evento.

Ele destacou os recursos desse tipo de cisterna, entre os quais o material que a compõe, o polietileno, que oferece maior durabilidade, e os seus dispositivos para tratamento da água. De acordo com Souza, a discussão em torno deste recurso natural tem grande importância atualmente. “O encontro foi realizado num momento muito oportuno, em que a sociedade está repensando o uso da água de forma mais eficiente”, explicou.

A Univasf irá atuar na capacitação dos produtores rurais, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com apoio da Codevasf. A pró-reitora Lucia Marisy disse que o projeto tem grande relevância para a região. “A população será beneficiada e os nossos estudantes também, pois poderão usar esse equipamento para sua formação por meio de projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos na Univasf”, observou.

Durante o Dia de Campo realizado no Espaço Plural para demonstração das cisternas, o superintendente regional da Codevasf, Alaor Siqueira, ressaltou a qualidade do projeto. “As cisternas têm ótima qualidade e são para disseminação e formação das pessoas. Nessa parceria, a região só tem a ganhar”, afirmou.

Karen Lima e Mayra Coelho

Fotos Mayra Coelho

Por: Assessoria de Comunicação

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *