Poços abertos pela Codevasf ficam em bases eleitorais de Bezerra Filho

 Poços abertos pela Codevasf ficam em bases eleitorais de Bezerra Filho

Em nota, o Ministério da Integração Nacional negou que o ministro Fernando Bezerra tenha beneficiado o filho, o deputado Fernando Coelho (PSB-PE), ao liberar emendas parlamentares apresentadas por ele em 2011.

De acordo com o texto, o deputado conseguiu nos dois anos anteriores, quando seu pai não era ministro, a liberação de cerca de 80% dos pedidos de verba no Orçamento da pasta -em 2010, foram empenhados R$ 5,4 milhões pedidos pelo deputado.

Segundo o ministério, “diversos parlamentares, de outras legendas, tiveram suas emendas aprovadas em percentuais equivalentes aos do deputado Fernando Coelho”.Por isso, diz a nota, “não cabe falar em favorecimento”.

Ontem, o ministro se colocou à disposição da comissão representativa do Congresso, que está em recesso, para apresentar na terça esclarecimentos sobre as verbas antienchentes. Mas, segundo a assessoria, não há pedido oficial para que ele compareça.

Procurado durante todo o dia de ontem, o deputado não ligou de volta para a Folha para comentar o assunto.

Com relação à Codevasf, o ministério informou que a nomeação de Clementino Coelho foi uma decisão do então presidente Lula e que a permanência dele no cargo não configura nepotismo.

A interinidade na presidência deve-se, afirmou, ao fato de seu irmão ser o mais velho diretor da pasta.

O ministério confirmou que o contrato da Codevasf com a empresa Hidrosondas para a instalação de 91 poços em Pernambuco é oriundo de emenda parlamentar, mas não esclareceu por que as cidades atendidas são base eleitoral do filho do ministro.

Procurada, a Hidrosondas não ligou de volta.

As emendas do deputado do ano passado ainda não foram aplicadas. Mas as de 2010, também direcionadas à estatal do tio, beneficiaram seus redutos eleitorais.

No final de 2010, a Codevasf, usando R$ 1,3 milhão das emendas do filho do ministro, contratou uma empresa de Petrolina (a 740 km de Recife) chamada Hidrosondas para furar poços em 92 localidades de Pernambuco.

O contrato foi assinado pelo superintendente da estatal em Petrolina, Luís Eduardo Frota, indicado ao cargo pela família do ministro.

Os sítios beneficiados com poços (a maioria, propriedades particulares) ficam em municípios em que Coelho recebeu quase metade dos seus votos na eleição para a Câmara em 2010.

Dentre as cidades pernambucanas, estão Ouricuri, Cedro, Verdejante, Exú, Petrolina, Bodocó, Petrolândia, Dormentes e Salgueiro.

Segundo a Folha apurou, foi o próprio deputado federal que escolheu os lugares das obras -tocadas em 2011, quando o pai do deputado já era ministro e Clementino presidia a estatal.

Na Folha de São Paulo

1 Comment

  • o povo merece !!!! é um povo besta danado, em votar nos juniors da vida, só pq é filho do homem, eu acho é bom!!! qdo é um pobrezinho q sai canidato, e tem propostas boas, o povo fica é mangando, dizendo q ele quer ficar rico, o povo só vota em rico e pronto! agora ñ reclamem. abraços…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *