Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Exposição Estrada de Ferro Paulo Afonso no Espaço Cultural Raso da Catarina

Foi aberta no dia 12 e prossegue até o dia 25 de março, no Espaço Cultural Raso da Catarina, a exposição Estrada de Ferro Paulo Afonso, do pesquisador e turismólogo Luiz Ruben. A exposição aberta ao público é composta de 45 quadros com fotos do trecho da ferrovia, além de maquete e peças ferroviárias como trilhos e grampos. A ferrovia funcionou de 1882 a 1964 com oito estações e compreendia o percurso de 116 km, de Piranhas em Alagoas a Jatobá e Petrolândia, em Pernambuco.
O autor da exposição explica o que motivou a realização do trabalho, que é aberto ao público, apoiado pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esporte e do Departamento de Cultura.
“O que me motivou a fazer este trabalho de pesquisa que resultou primeiramente num livro, foi um documento achado no porão da casa da minha sogra, em Paulo Afonso. Era um documento datilografado com as páginas amareladas e danificadas pelo tempo, datado de 20 de março de 1940 e sem assinatura, com o título: Estrada de Ferro Paulo Afonso. Quando li fiquei curioso e convidei meu cunhado, Cláudio, para percorrer o trecho da ferrovia e registrar o que restava dela. Fizemos cerca de 350 fotos, na época analógicas, trafegando em condições precárias, em estradas vicinais no que restou do antigo leito da estrada de ferro”, concluiu Luiz Ruben.
Ainda segundo o pesquisador, apesar das inúmeras dificuldades, o material exposto é resultado dos melhores momentos pelas surpresas encontradas no percurso da ferrovia.