Secretaria lança relatório de atividades em prol da criança e do adolescente no semiárido baiano

 Secretaria lança relatório de atividades em prol da criança e do adolescente no semiárido baiano

A Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) lança, na manhã desta quinta-feira (26), o relatório de atividades do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido referente ao período de 2011 a 2014. O trabalho vai ser apresentado pelo diretor de pesquisas da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Armando Castro, no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O relatório contém as principais ações, desenvolvidas pelas organizações integrantes do Comitê do Pacto da Bahia, voltadas para a defesa dos direitos do segmento no semiárido e para a superação das diferenças regionais, em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Participam do evento o titular da SJDHDS, Geraldo Reis, a coordenadora do Unicef na Bahia, Helena Oliveira, a presidente das Voluntárias Sociais da Bahia e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, além de representantes das 30 organizações parceiras que compõem o Comitê Gestor Estadual do Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido.

Região

semiaridoA região semiárida brasileira contabiliza 1.135 municípios distribuídos em nove estados, entre eles Bahia, Ceará, Pernambuco e Sergipe. A Bahia possui 60% do seu território no semiárido. Segundo estudos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), 67,4% das crianças e adolescentes no semiárido brasileiro são afetados pela pobreza. Na Bahia, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão sem condições indispensáveis para o seu desenvolvimento pleno.

O Pacto Nacional Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido é um compromisso republicano e solidário de todo o Brasil com o desenvolvimento sustentável da região. Na Bahia, o compromisso do Governo do Estado se reflete em ações concretas, como a criação da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e do Comitê Gestor Estadual do Pacto, e a intensificação de programas e políticas públicas priorizando a população da região, como o programa Água para Todos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *