SPM capacita profissionais das Unidades Móveis para atender mulheres do interior

 SPM capacita profissionais das Unidades Móveis para atender mulheres do interior

As equipes multidisciplinares das Unidades Móveis da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), compostas por profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia e Direito, estão encerrando o processo de qualificação para retomar as atividades no interior da Bahia a partir do próximo dia 27. A capacitação é promovida pelo órgão, em parceria com o Instituto de Gerenciamento e Tecnologias, entidade responsável pela gestão das equipes.

Profissionais da Polícia Militar da Bahia, atuantes no projeto da Ronda Maria da Penha, também são capacitadas, com o propósito de ampliar o conhecimento nas questões de gênero. A psicóloga Verena Souto participa pela primeira vez do projeto e ressalta a importância de aliar a capacitação oferecida com a técnica dos profissionais, para que seja obtido um resultado ainda mais satisfatório. Ela diz ainda que a iniciativa promove “uma ampliação de visão. Nós, psicólogas, trabalhamos muito com a transformação de vida. Minha expectativa é que de uma forma política e social, as Unidades Móveis possam promover uma mudança na vida dessas mulheres”.

Os próximos municípios onde as mulheres terão acesso aos serviços de acolhimento, apoio psicológico, jurídico e social são os localizados nas regiões centro norte, sudoeste, litoral norte, Região Metropolitana de Salvador, extremo sul e os Territórios de Identidade do Sisal e Portal do Sertão.

Projeto

O projeto das Unidades Móveis tem o objetivo de promover, em caráter de utilidade pública, o acesso aos direitos de cidadania e o enfrentamento à desigualdade de gênero. É resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, voltada exclusivamente para mulheres de comunidades rurais. O trabalho é coordenado pela SPM-BA, em articulação com o Sistema de Justiça, prefeituras municipais, movimentos de luta pela terra e organizações da sociedade civil, a exemplo dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs).

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *