Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Governo discute ações do Pacto pela Educação com secretários municipais
Um seminário reúne na próxima semana (28 e 30), em Salvador, os secretários municipais de Educação para discutir as ações a serem desenvolvidas entre o Estado e os municípios baianos como parte do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o evento acontece das 8h30 às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela.
As ações reforçam o regime de colaboração entre Estado e municípios para a integração das políticas estaduais e municipais voltadas, principalmente, à alfabetização e letramento das crianças na idade certa e à alfabetização de jovens e adultos. Com isso, o Estado deverá ampliar o suporte aos municípios, por meio de assessoramento técnico, para a organização da educação municipal.
A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA), Gelcivânia Mota, secretária de Educação de Serrinha, destaca a importância do diálogo, enfatizando que “o nosso foco é debater as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade da educação”.
Outro ponto do evento é o apoio da secretar para a criação e a avaliação dos planos municipais de educação, além da articulação para o desenvolvimento do Plano de Ações Articuladas (PAR), do governo federal, incluindo a gestão educacional, a formação de educadores e as práticas pedagógicas.
Projetos
Os secretários municipais também serão subsidiados com informações e instrumentos sobre a Educação Profissional, que tem a oferta interiorizada conforme as demandas socioeconômicas e ambientais dos territórios de identidade. A proposta da rede estadual de educação profissional é formar os jovens e trabalhadores em cursos que atendam a essas demandas para que tenham condições de trabalhar e permanecer em seus locais de origem. Atualmente, mais de 123 municípios baianos, em todos os 27 territórios de identidade, oferecem cursos técnicos de nível médio e de qualificação profissional.
Outros assuntos do seminário são os projetos que poderão ser absorvidos pelos municípios, como o Sistema de Gestão Escola (SGE) e os projetos educacionais, a exemplo do Ciência na Escola e do Gestar, este último direcionado ao aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática, além do Programa Todos pela Alfabetização (Topa).