Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Se o prefeito quiser salvar uma vida; duas, três…
Teve início o asfaltamento do BNH. Já era tempo, e é bom ver os impostos voltarem em termos de benefícios. Pelo que acabamos de ver hoje pela manhã, o BNH será um bairro asfaltado e urbanizado; pela Prefeitura e por nós próprios que, juramos aqui o bom juramento, passaremos a ter mais gosto por ele; pelo bairro que é nosso. Nada de geringonças nas largas calçadas; pedras e pedregulhos desnecessários, que só servem para enfear o bairro. Faremos todos um esforço para pavimentar as mesmas calçadas, passeios em outros lugares do Brasil, com ou sem incentivos do poder municipal. Quem sabe se não se cria, a partir do asfaltamento, algum tipo de incentivo público para a pavimentação das calçadas do BNH, calçadas largas de dar gosto e, por isso mesmo, carentes de grandes recursos para serem pavimentadas. A propósito, Abel Barbosa, quando prefeito, se predispôs a nos doar três metros de avanço, reduzindo o tamanho das calçadas. Ninguém se interessou, e hoje as nossas ruas são um convite ao prazer de por elas transitar. O que temos de fazer é alargar as vias de locomoção urbana para depois não termos que lamentar.
Um outro benefício que nos adiantou e facilitou a nossa locomoção foi a construção da via de ligação entre o Bairro Abel Barbosa e o General Dutra. Ideia e decisão que nos fazem acreditar na administração pública. Abel já tinha tido a feliz ideia de implantar o bairro que leva o seu nome, contribuindo, desta maneira, para a consolidação do município de Paulo Afonso. Abel – acho que poucos percebem isto – foi um prefeito de visão, como de visão foi José Ivaldo, o implantador do Bairro Caminho dos Lagos. Creio que ainda não temos a ideia exata desses dois prefeitos. Estão vivos e nós os louvamos para que leiam e ouçam. Foram prefeitos de uma época livre de mensalões e petrolões. Deus há de recompensá-los. Os poderosos se preparam e sabem se defender. De vez em quando, aparece um xerife honesto e competente e alguns passam um tempinho na cadeia. Os pequeninos, Deus os protege.
Mas, descendo a ligação Abel Barbosa-General Dutra, encontramos uma curva perigosa. Ela é perigosa. É muito fechada, ou que outro nome técnico os peritos queira dar. Vai acontecer alguma coisa séria por ali. Não é necessário ser profeta para prever um grande acidente. Alguma vida vai ser perdida. Algum veículo vai descer desembestado para dentro do ‘loteamente’ que surgiu na beira do lago desprezado. Algum choque de veículos vai acontecer.
Perguntamos nós outros se não seria prudente “aliviar” aquela curva. Estaríamos, com certeza, salvando vidas, prejuízos e aperreios legais. Existe, pelo que observamos, bastante área de manobra; para a direita e para a esquerda. A correção não exige grandes recursos. Há gente de engenharia competente na prefeitura. Se formos cá de baixo ouvidos, considerados e acatados, provavelmente teremos salvado a vida de algum concidadão.
Francisco Nery Júnior
1 Comment
Esclarecendo que solicitei apenas a correção de uma curva perigosa em uma via agora inviável. 04.08.2015, F. Nery Jr.