Dez Medidas: MPF em Paulo Afonso/BA fecha parcerias para divulgar e apoiar campanha

 Dez Medidas: MPF em Paulo Afonso/BA fecha parcerias para divulgar e apoiar campanha

Reuniões foram realizadas nos dias 18 e 19 de agosto com representantes da mídia local e de entidades civis e religiosas

Com o intuito de solicitar o apoio da mídia e de entidades civis e religiosas para a campanha “Dez Medidas Contra a Corrupção”, o Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso/BA, por meio da procuradora da República Analu Paim Cirne, realizou reuniões nos dias 18 e 19 de agosto. Nos encontros, a campanha foi apresentada aos representantes de alguns desses grupos, com intuito de obter o auxílio na divulgação e coleta de assinaturas.

No dia 18 de agosto, a procuradora reuniu-se com repórteres e representantes da Assessoria de Comunicação da Faculdade Sete de Setembro (Fasete) e dos universitários de Paulo Afonso. Todos eles comprometeram-se a colaborar com a campanha, ajudando na divulgação por meio dos canais de comunicação das instituições e na coleta de assinaturas.

Um posto de coleta já foi instalado na sede da Rádio Bahia Nordeste, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 43, 1º andar, próximo ao posto Oásis, onde, também, ficou agendada uma entrevista com a procuradora no dia 27 de agosto, às 14h.

No encontro do dia 19 de agosto, a Loja Maçônica União do São Francisco e o Sindicato dos Eletricitários do Estado da Bahia (Sinergia/BA) aderiram à causa e prometeram contribuir com a divulgação e instalação de postos de coleta. O Sindicato de Saúde de Paulo Afonso e 10ª Região, o Sindicato dos Vigilantes do Estado da Bahia, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Sociedade Espírita Joana de Angelis e a Igreta Batista Nova Aliança também demonstraram apoio e afirmaram que pretendem colaborar, após passarem as informações aos setores das instituições, para decisão.

Também no dia 19, a procuradora compareceu à Justiça do Trabalho solicitando o apoio do órgão para divulgar as Dez Medidas. A juíza em exercício instalou um posto de coleta no local, situado na Rua das Caraibeiras, 160, ao lado do Hospital Nair Alves de Souza.

Durante as reuniões, outros encontros e eventos foram marcados para difundir a campanha e conseguir o apoio da população. Em 22 de agosto, haverá posto de coleta de assinaturas na Feira Livre da cidade; no dia 24, será realizada reunião com outras entidades; e a procuradora Analu irá ministrar palestra no auditório da Fasete no dia 2 de setembro.

Dez Medidas – A campanha busca 1,5 milhão de assinaturas para aprovar as propostas de mudanças legislativas para aprimorar o combate a corrupção no Brasil. As medidas agrupam 20 anteprojetos de lei encaminhados ao Congresso Nacional, propondo mudanças legislativas para quebrar o círculo da corrupção no Brasil.

A sociedade é chamada a apoiar e defender essas medidas a fim de que o congresso promova as alterações estruturais e sistêmicas necessárias para prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado. Está disponível uma ficha de coleta de assinaturas, que pode dar origem a um projeto de lei de iniciativa popular. Além disso, pessoas e organizações podem assinar uma carta de apoio contra a corrupção declarando anseio pelas reformas.

As medidas pretendem, entre outros resultados, agilizar a tramitação das ações de improbidade administrativa e das ações criminais; instituir o teste de integridade para agentes públicos; criminalizar o enriquecimento ilícito; aumentar as penas para corrupção de altos valores; responsabilizar partidos políticos e criminalizar a prática do caixa 2; revisar o sistema recursal e as hipóteses de cabimento de habeas corpus; alterar o sistema de prescrição; instituir outras ferramentas para recuperação do dinheiro desviado.

Cidadãos de Paulo Afonso e região também podem comparecer à sede da Procuradoria da República em Paulo Afonso na Rua da Gangorra, ao lado da Justiça Federal, para assinar a lista de apoiamento. Outros locais de coleta de assinaturas serão divulgados posteriormente.

Saiba mais sobre as Dez Medidas: www.dezmedidas.mpf.mp.br

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *