Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Casa Civil apresenta investimentos em infraestrutura a empresários
Os principais investimentos do Governo da Bahia na área de infraestrutura e logística foram tema de encontro realizado na quarta-feira (19), entre o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster, e empresários baianos. A reunião aconteceu na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e foi promovida conjuntamente pelos Conselhos de Portos, Infraestrutura e Economia e Desenvolvimento Industrial, da instituição. O objetivo do encontro foi, além de apresentar os projetos do governo estadual, esclarecer eventuais dúvidas dos empresários sobre a sua execução e investimentos.
Durante a conversa, Dauster apresentou a proposta de construção de um novo traçado para um entroncamento entre as Ferrovias de Integração Oeste Leste (Fiol) e Centro Oeste (Fico), na cidade de Campinorte (GO). Para os 744 quilômetros deste trecho, o investimento estimado é da ordem de R$ 2,92 bilhões. Segundo o secretário, a ideia é que esta obra se dê através de concessão ou Parceria Público-Privada (PPP). “Essa estrutura faz parte de um processo ainda maior, viabilizando uma efetiva Ferrovia Transoceânica na América Latina”.
Além das ferrovias, a reunião também pautou a apresentação de grandes projetos de portos, rodovias federais, aeroportos, mobilidade urbana, energias renováveis eólica e solar e os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
Parceria Público Privado
Dauster destacou a importância de encontros como este, com o viés de esclarecer dúvidas e angariar parcerias entre os setores público e privado. “Estamos fortalecendo e estreitando os diálogos com os empresários interessados para trazer ainda mais investimentos para a Bahia. Acreditamos que esta ação conjunta pode e deve alavancar o desenvolvimento econômico do Estado, trazendo melhorias reais e significativas para a nossa população”.
A mesa também contou com a presença do coordenador do Conselho de Economia e Desenvolvimento Industrial (Cedin), Antônio Sérgio Alímpio e do conselheiro Hamilton Liborio Agle, do coordenador do Conselho de Portos (CP), Sergio Fraga Faria e do vice-coordenador do Conselho de Infraestrutura (Coinfra), Cláudio Murilo Xavier. Cerca de 30 empresários participaram do encontro.