CMDM realiza atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

 CMDM realiza atividades da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

16 DIAS MULHERES-2Desde sua primeira edição, em 1991, a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres já conquistou a adesão de cerca de 160 países, sendo uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Mundialmente, a Campanha foi aberta em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Vale frisar que 6 de dezembro é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, data que lembra o Massacre de Mulheres de Montreal e que incentivou a criação da Campanha Mundial do Laço Branco.

O Brasil participa da Campanha desde 2003 e para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.16 DIAS MULHERES-1

Em Paulo Afonso começou nesta quarta-feira, 25, uma grande mobilização pelo fim da violência contra as mulheres, realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e pelo Centro de Referência da Mulher Eudócia Antunes de Assis (CRM).   A série de atividades que percorrerá escolas municipais do centro, bairros e povoados, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), hospitais e aldeias indígenas contam com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O objetivo é mobilizar a população para combater a violência cometida contra as mulheres, disseminar informações e buscar soluções para o problema. Até o dia 6 de dezembro, serão realizadas várias atividades pelos órgãos que compõem o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher: Palestras socioeducativas, divulgação em rádios, panfletagem, entre outros.

Outra data importante neste período e que integra a campanha é o dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à AIDS.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *