Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Ordenação Diaconal de Elton, Jeferson e Jailton. ‘A iniciativa é sempre de Deus’ diz dom Guido

Elton Oliveira, Jeferson Galdino e Jailton Gomes foram ordenados diáconos na sexta-feira (29/4), por dom Guido Zendron, na Catedral Nossa Senhora de Fátima. Os jovens ‘operários’ da Igreja são de Paulo Afonso e vão atuar nos serviços litúrgicos e pastorais.
“Deus é amor, e o amor pede que saiamos de nós mesmos para podermos encontrar os outros, desde o início da história Deus quis sair de si mesmo para poder fazer participar do seu amor, toda criação e, no meio dela, homens e mulheres”, iniciou o bispo.
Os então seminaristas fizeram o estágio pastoral nas paróquias Santo Antônio (Abaré), Nossa Senhora da Conceição (Pedro Alexandre) e Santa Brígida da Suécia (Santa Brígida), Elton, Jeferson e Jailton respectivamente.
A vocação
“O modo como Cristo viveu desperta perguntas naqueles que estão presentes: quem é este homem?, não é Ele o filho de José?, Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?, de onde nasce esta pergunta?, nasce em ver a forma como Jesus vive, no relacionamento com as pessoas, com a natureza e com Deus Pai”.
Segundo afirma o bispo, a vocação nasce de um chamado cuja iniciativa humana é apenas responder “sim”: “Por isso vocês estão aqui, em primeiro lugar, Deus saiu ao encontro de vocês, nunca a vocação é algo que nasça de nós, a vocação será sempre uma resposta à iniciativa de Deus”.
A catedral estava repleta, os fiéis já familiarizados com os seminaristas, chegaram de várias paróquias, suas respectivas famílias e amigos, parte do clero e convidados da diocese de Feira de Santana – onde fica o Seminário Dom Mário Zanetta.
O relacionamento com Jesus
“Não se trata de um número: mais três, são pessoas concretas que Jesus ama pessoalmente, segundo o caráter, temperamento, dons e limites que cada um carrega”, afirma o bispo, e depois responde a pergunta que cada um pode-se fazer para saber como pode ter a vida eterna:
“É interessante que Jesus coloca todos os dez mandamentos, mas só uma parte, a horizontal – vamos dizer dos relacionamentos humanos – todo relacionamento com Deus, talvez para não espantar o jovem, ficou de fora, como dizer: viva bem a sua vida, e o jovem já tem esta vida, mas não basta: ter uma boa ética, viver a realidade sem a perspectiva eterna não dá satisfação ao coração, pois tudo é provisório, e nosso coração é feito para acolher a Deus”, diz dom Guido.
Agradecimentos
Os diáconos agradeceram as suas famílias, os que estavam presentes e, em memória, ao acolhimento do clero nestes anos de estudo e orientação espiritual, à diocese de modo geral, e, em particular, às paróquias que acolhem.
São tantas famílias ao longo desses anos de estudo, nas cidades que foram a diocese, à iniciativa Amigos do Seminário, pela qual paroquianos ajudam nas despesas dos seminaristas, aos professores, amigos, ao bispo e a Deus.
Pascom