Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Votação para escolha do presidente da CMPA. Vereadores e população vão saber quem votou em quem
Câmara de Paulo Afonso extinguiu as votações secretas eliminando qualquer possibilidade de voto secreto em todos os tipos de votações realizadas pelos vereadores, inclusive a votação para escolha do presidente.
Projeto elimina o voto secreto na Câmara
Os vereadores de Paulo Afonso aprovaram o projeto do vereador Edson Oliveira (PP), que acaba com as votações secretas no interior da Casa das Leis.
Com o objetivo de garantir maior transparência em todos os atos praticado no Poder Legislativo Municipal, a Câmara de Paulo Afonso extinguiu as votações secretas. A proposta foi apresentada através de Projeto de Lei, pelo líder da minoria Edson Oliveira Maciel (PP). A determinação é para que a Câmara elimine qualquer possibilidade de voto secreto em todos os tipos de votações realizadas pelos vereadores. Conforme Dinho, para isso foi necessária a elaboração de um projeto de resolução que, uma vez aprovado, permitiu alterar diversos dispositivos constantes do Regimento Interno da Câmara . Segundo Dinho, o fim das votações secretas no Poder Legislativo vem sendo discutido em todo o país. “Esta é uma das reivindicações da população, quer mais transparência nas ações dos agentes públicos”, define o vereador.
Na Câmara de Paulo Afonso, lembra Edson Oliveira Maciel, as votações secretas costumam acontecer durante as eleições da mesa diretiva e das comissões permanentes ou na votação de vetos do prefeito. “O Regimento Interno será intensamente estudado para que sejam mudadas para voto aberto essas e outras situações em que estejam previstas votações secretas”, assegura o vereador.
A proposta, de autoria do vereador Edson Oliveira (PP), foi aprovada e a Lei já está em vigor. “O eleitor confia no vereador, faz campanha, dar o voto, mas no momento nobre da casa, quando a gente vai escolher o presidente, por exemplo, ele fica sem saber em quem o vereador dele votou. A Câmara de Paulo Afonso precisava acabar com o voto secreto para que o público saiba da posição do seu vereador. Esta é uma das reivindicações da população, quer mais transparência nas ações dos agentes públicos”, afirmou o autor do projeto.