Turismo e Lazer

 Turismo e Lazer

Há pouco tempo argumentamos sobre a necessidade de as nossas praças se tornarem áreas de ocupação e lazer, principalmente para os mais jovens. Vemos, agora, o início da construção das pistas de Bicicross e Motocross. Ainda lemos sobre a construção de um mirante no canyon do São Francisco, perto da ponte. Não nos preocupa, a nós todos, que estejamos em ano de eleição. Que venham as obras que tanto sugerimos por aqui. Que venha a ponte, a ciclovia do Tancredo e a UTI. Que venham também obras de custo menor, porém não de menor importância.

Qual a melhor maneira de afastarmos os nossos jovens do caminho das drogas, senão procurando ocupá-los em tarefas produtivas; esportivas ou culturais? A única maneira de explicar a entrada no caminho das drogas (sem volta) por um jovem é a falta do que fazer. Os que primam a bíblia sabem que o mundo jaz no maligno e que mente sem ocupação é oficina de Satanás.

Então, caro e popular secretário, pistas de esportes aos montões por toda a cidade. Vamos ocupar os nossos jovens. As melhores escolas são aquelas que procuram ocupar os jovens o maior espaço de tempo possível. Pistas menores na periferia entregues para administração das associações; não só um mirante para turistas, mas mirantes para todos nós que não cansamos das vistas de Paulo Afonso; mirante em cima de PA-IV, mirante na Serra do Umbuzeiro, mirante no morro atrás da pista do aeroporto.

Arborizar a cidade! Ninguém sai para mirar, ou jogar, ou competir num forno. Sem árvores em abundância na cidade, teremos mirantes apenas para os notívagos que trocam o dia pela noite. Arborização nas escolas para educar. Arborização nos caminhos de acesso dos estudantes. Árvores para atrair pássaros, vida e canto! Árvores e mais árvores. Frutos e flores. Vida e encanto. Por que não?

Vamos tirar proveito de estarmos em Paulo Afonso; enquanto podemos. Amanhã pode ser muito tarde. O administrador pode chegar na vigésima – quinta hora. Aí, então, já velho e alquebrado, só terá a lamentar o tempo perdido e a dor profunda e irreversível de ter prevaricado. Poderia ter feito e não fez!

Francisco Nery Júnior

1 Comment

  • Concordo, que nossa cidade deveria ser mais, muito mais arborizada. Outro dia comentei sobre isso na minha casa. A cidade está muito quente e fora os bairros da ” Chesf” boa parte da cidade está nua, sem árvores. Vamos arborizar, melhorar o clima, fazer sombra. Até daria uma sugestão: a prefeitura fornece as mudas, o morador cuida, e pra incentivar ganharia um desconto, mesmo que pouco, no IPTU, como forma de criar e manter a cultura de arborização em frente as suas casas. Vamos passar isso adiante e que o prefeito tome essa iniciativa pra si.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *