Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Luxa guarda espaço para reforços antes de decidir lista da Libertadores
Técnico poderá inscrever 25 atletas na competição continental, mas diz que aguarda desfecho de alguns negócios
Vanderlei Luxemburgo já tem na cabeça uma lista com 25 atletas que serão inscritos na Pré-Libertadores, para as partidas do Flamengo contra o Real Potosí-BOL, nos dias 25 de janeiro e 1 de fevereiro. No entanto, ainda pode trocar um nome por outro, caso haja um reforço – em condições de atuar – até segunda-feira, último dia para a lista de convocados ser entregue para a Conmebol, 48 horas antes do início da fase.
Quando esta fase preliminar passar, Luxa promete tentar aparar definitivamente as arestas para realinhar o caminho do Flamengo na temporada. O fato é que o treinador espera retomar o seu poder de decisão, o que aparentemente não vem tendo com a presidente Patricia Amorim.
Depois de ver a diretoria perder Thiago Neves para o Fluminense e afastar o zagueiro Alex Silva por não ter viajado à Bolívia, o treinador aguarda ainda mais por reforços. O próximo a chegar será justamente o substituto de Alex na zaga. O brasileiro naturalizado chileno Marcos González, de 31 anos, acertou com o clube e passará por exames médicos para assinar contrato. Pirulito volta a treinar nesta quinta, no Ninho do Urubu, e vai aguardar para ser vendido ou emprestado.
O clube também busca reforços para o ataque. O principal objetivo é Vagner Love, tanto que o vice de finanças Michel Levy viajará para a Rússia nos próximos dias para negociar com o CSKA Moscou. O Artilheiro do Amor é prioridade, mas outro Love está na mira. Zé Eduardo, o Zé Love, negocia com o Rubro-Negro e chegaria por empréstimo até o fim do ano. O atacante, ex-Santos, está no Genoa, da Itália, e quer ficar perto do pai, que vive em São Paulo.
– Estamos buscando, já que não conseguimos concluir no tempo devido. Estamos buscando alguns nomes, que estão sendo discutidos. Não podemos achar que está tudo bem. Estamos tralhando em cima de algumas coisas que devem pipocar. Já tenho a lista com 25 nomes, mas ainda estamos esperando para fechar, já que algumas coisas podem acontecer.
O técnico analisou a saída de Thiago Neves, que retorna ao Fluminense, o afastamento de Alex Silva e a crise que tumultua o ambiente. Segundo ele, não há mais o que lamentar. O Flamengo tem de ser prioridade.
– Foi um prazer muito grande trabalhar com o Thiago, ele ajudou a gente a conquista do título carioca invicto, me dei muito bem com ele. Espero que a carreira dele tenha uma sequência natural, mas com menos sucesso contra o Flamengo. O Flamengo é muito maior que a ida do Thiago para o Fluminense. Temos de colocar o Flamengo como soberano. É maior do que o Luxemburgo, maior que o Thiago, o Ronaldo, a Patricia (Amorim, presidente). O Pirulito achar que não deveria vir para cá não pode ser maior que o clube. Temos de colocar o Flamengo como ponto principal. Sinto que tudo o que está acontecendo só prejudica o clube, a torcida, que está esperando muito da gente.
O grupo que trabalha em Sucre desde terça-feira é formado por 16 atletas. Nove chegarão após a estreia do time no Carioca, dia 21, contra o Bonsucesso, para fechar a lista. O Flamengo briga com o Real Potosí por uma vaga no Grupo 2, que tem Lanús, da Argentina, Olimpia, do Paraguai, e Emelec, do Equador.
Confira os 16 jogadores que estão à disposição de Luxemburgo:
Goleiros: Felipe e César.
Laterais: Léo Moura e Junior Cesar.
Zagueiros: Welinton, David Braz.e Gustavo
Volantes: Willians, Luiz Antonio, Airton e Muralha.
Meias: Negueba e Renato.
Atacantes: Ronaldinho, Itamar e Deivid
Do G1