Leitor de placas do Detran detecta mais de cem veículos irregulares no São João

 Leitor de placas do Detran detecta mais de cem veículos irregulares no São João

Uma blitz do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), realizada na quinta-feira (22), em Santo Antônio de Jesus, flagrou a 20 metros de distância o comerciante Roque Lima dos Santos, 58 anos, que dirigia com o licenciamento da caminhonete vencido desde 2014 e teve o veículo removido. A irregularidade foi constatada pelo Optical Character Recogniter (OCR), equipamento que faz a leitura de placas em conexão com o sistema do Detran. “Assim que passei pelo primeiro agente, encostei o veículo e apresentei a documentação. Foi tudo muito rápido. Admito que preciso regularizar a situação para circular sem preocupação”, relatou o comerciante.

O equipamento foi  usado pela primeira vez na Operação São João, para detectar pendências administrativas, judiciais e policiais dos veículos. “Através de uma câmera, o OCR capta a imagem e faz a consulta do veículo direto na base de dados do Detran, o que facilita o processo de abordagem. Com o aparelho, é possível ler de 30 a 40 placas por minuto”, explicou o coordenador de fiscalização do Detran, capitão Márcio Santos. Nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana, a tecnologia permitiu a identificação de 102 veículos irregulares.

No segundo dia da operação, uma iniciativa do Detran em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão de Polícia Rodoviária da PM (BPRv), foram abordados 1.279 pessoas e 1.002 veículos , em nove municípios, com 220 notificações e 65 veículos removidos. Dos 273 condutores que passaram pelo teste do bafômetro, dois apresentaram estado de embriaguez e 19 se recusaram a soprar o aparelho.

Fonte: Ascom/ Departamento Estadual de Trânsito (Detran)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *