Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Entrevista com o comandante do 20º Batalhão, TC Carlos Humberto
O tenente-coronel Carlos Humberto, há 50 dias no comando do 20º Batalhão da PM em entrevista a um portal local, no saguão do hotel Belvedere, na sexta-feira (28/07), referiu-se a seu antecessor Bruno Sturaro, como homem que produziu um alicerce firme e demonstra admiração e respeito pelos comandados.
Entrevista:
O que está sendo feito de diferente para se chegar ao resultado de tantas prisões em tão poucos dias?
Primeiro eu agradeço ao alicerce, ao trabalho que o coronel Bruno Sturaro prestou a comunidade pauloafonsina, digno de registro e elogios. E dizer que o nosso trabalho é fruto de um discurso coerente com a nossa prática, o comandante não fica no gabinete, mas junto com a sua tropa, demonstrando sua habilidade profissional técnica, contaminando e contagiando os seus pares e subordinados. Eles estão entendendo a nossa filosofia e eu quero agradecer muito o profissionalismo e parabenizá-los, pois o responsável pelos elogios não é o comandante, somos os maestros, aplicamos os nossos conhecimentos técnicos e desenvolvemos as filosofias de policiamento e o entendimento foi absolvido com muita facilidade. A tropa do 20ª Batalhão merece todos os elogios, é um início promissor.
Dizem que alguns comandantes são mais ‘administrativos’ e outros ‘operacionais’, então como é o senhor?
Eu me encaixo no viés da responsabilidade, da função, que requer que eu seja um bom gestor administrativo. A minha característica pessoal é de estar no terreno.
O problema de Paulo Afonso é mesmo o tráfico de drogas – em que pese as suas características de cidade polo e suas fronteiras?
O maior problema de Paulo Afonso será resolvido com a gestão municipal forte, como tem sido conduzida pelo atual prefeito, pelos órgãos de defesa social, ações de polícia [de todas as polícias] de modo que, uma atuação integrada de todos os atores que compõe esse sistema irá certamente oferecer o melhor para a nossa comunidade e o fato de estarmos próximos aos Estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe aumenta o desafio, mas se o desafio é maior, temos também aumentada a motivação e estímulo de servir com qualidade a nossa comunidade e lembre-se sempre: a Polícia Militar na corrente do bem. Acreditem em nós, porque faremos o possível para termos dias melhores na nossa cidade.
O senhor citou outras parcerias, e existe essa sintonia no trabalho com a Polícia Civil, e me refiro também na extensão da 10ª região?
Não há dúvidas que nós buscaremos essa simbiose, essa irmandade. Não há possibilidade de servir com qualidade separado Polícia Militar,Civil, Polícia Federal e Bombeiro Militar, além dos demais órgãos como Ministério Público e judiciário.
Seria injusto dizer que essas apreensões e prisões estão acontecendo só em Paulo Afonso, estamos recebendo informações de toda região; o senhor já teve tempo de conhecer tudo, ou está centrado, por ora, em Paulo Afonso?
Em absoluto. Eu comando os 13 municípios e viajo, tenho estado nas sedes municipais. nos distritos. As ações de inteligência estão sendo desenvolvidas, haja vista algumas conquistas e outras virão, pois os ‘cães de guerra’ são imbatíveis e insaciáveis no quesito servir à população.
Já há no cidadão um sentimento diferente. Todos queremos paz e viver bem. Particularmente nos bairros (onde antes existia o Ronda nos Bairros) mas foi extinto pelo governo do Estado; a expectativa é poder voltar às ruas, praças sem a espreita do crime.
É só o início. E que bom que o trabalho já começa a dar frutos e nós teremos boas colheitas e sequenciadas.
Por que ‘cachorrão’?
Porque o cachorro é o melhor amigo do Homem. Ele não consegue fingir. Se bem tratado trata melhor, se maltratado morde. E o cachorro é o melhor amigo do homem, é justo, é leal, e a justiça e a lealdade têm que estar inserida na característica e no perfil do policial militar, para servir com qualidade e estabelecer a confiança entre o poder público, o Estado a Polícia Militar e na nossa população que é a nossa maior razão de existir.
Quem deseja fazer o mal ou burlar as leis não terá chance com o senhor não.
Podem tentar. Nós seremos implacáveis.
Com a palavra:
Gostaria de agradecer a minha tropa. Aos meus liderados. Vocês são os verdadeiros heróis e dignos de todos os elogios. Vocês são diferenciados. Tenho 28 anos de serviços prestados, trabalhei em diversas unidades operacionais, realizei serviços, mas estou muito feliz e motivado por está no comando de uma das melhores tropas do nosso Estado. Parabéns a todos vocês. A minha continência. O meu respeito e a minha admiração.
Foto e Redação, Do pa4