Secretaria investe na preservação do meio ambiente e na conscientização da comunidade

 Secretaria investe na preservação do meio ambiente e na conscientização da comunidade

Responsável pelo desenvolvimento da política ambiental em Paulo Afonso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou durante este ano, uma série de ações voltadas à promoção, conservação, preservação e recuperação ambiental. As ações buscaram especialmente a conscientização da população quanto aos cuidados com o meio ambiente.prefeitura MEIO AMBIENTE 3

Os trabalhos da secretaria foram desenvolvidos por meio dos vários setores, serviços e projetos, tanto com outras secretarias municipais como instituições, a exemplo da Embasa, ICMbio, postos de combustíveis, Exército, entre outros parceiros que permitiram expandir as ações de preservação.

Entre os principais projetos executados está a Semana Municipal do Meio Ambiente, que em 13 dias realizou uma série de atividades simultaneamente em diversos locais. A educação ambiental também foi um dos focos da secretaria. Durante o novenário de São Francisco de Assis, de 25 de setembro a 4 de outubro, foram demonstradas diversas formas de cuidados com o meio ambiente.

O tema de educação ambiental ainda foi fonte de aulas ministradas semanalmente no aterro sanitário, objetivando a multiplicação dos cuidados com o meio ambiente, através de palestras educativas e outras atividades. Outra ação de grande relevância realizada pela secretaria foi o Dia do Rio, marcado por caminhada e palestras despertando na comunidade a importância da conservação do Rio São Francisco.

Outra ação desenvolvida ao longo do ano foi a parceria com o Centro de Zoonoses e o Ministério Público, solucionando as questões referentes aos animais abandonados nas vias públicas.

Além dos projetos de conscientização e preservação ambiental, a secretaria realiza a limpeza e manutenção de lagos, parques e jardins; retirada de entulhos; capinação, limpeza pública; doação de mudas e implantação de novos coletores seletivos na cidade; limpeza dos lagos; remediação do lixão do Benone e melhorias na estrutura do aterro e da ARPA.

“Por meio de ações e projetos pudemos despertar na comunidade a importância de se cuidar do meio ambiente. Nosso objetivo é fazer com que a população possa compreender que a preservação ambiental é um dos grandes aliados para o desenvolvimento de uma sociedade consciente”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Clodoaldo Queiroz.

Segundo o secretário, entre os projetos para o ano de 2018 está a confecção de uma cartilha educativa que será distribuída entre os estudantes e a comunidade, e o Projeto Ponto Verde, que terá início nos próximos dias e continua em 2018. O projeto consiste em criar áreas verdes em espaços públicos que não estão sendo utilizados, com a colocação de plantas, criando um local de convivência.

“Com esse Projeto delimitaremos locais públicos pouco utilizados pela população, onde colocaremos plantas, criando pontos de convivência da comunidade, contando inclusive com os cuidados dos moradores. Essa é uma forma de aumentar as áreas verdes da cidade e envolver a população diretamente no processo de preservação do meio ambiente”, completou o secretário.

 

 

 

Autor: ASCOM/PMPA

Informe Publicitário

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *