Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Rui promete que vem a Paulo Afonso para assinar a ordem de serviço da Policlínica Regional
Terça-feira, 06, o Governador da Bahia mais uma vez, como vem fazendo todas às terças-feiras, em sua página no Facebook, no seu #PapoCorreria, respondendo a uma internauta, o Governador Rui Costa reafirmou que até o final da segunda semana de abril ele deverá vir à cidade de Paulo Afonso para assinar a ordem de serviço para a construção da Policlínica. A unidade de saúde vai ser construída no Bairro Tancredo Neves II.
Em dois momentos durante o Papo Correia, Rui Costa citou o caso da Policlínica em Paulo Afonso, deixando claro que a obra vai começar e que será uma realidade.
A instalação da Policlínica servirá para que a população possa ter acesso mais rápido a exames, beneficiando as cidades baianas que vão fazer parte do consórcio.
A publicação, no Diário Oficial do Estado, de Aviso de Licitação para construção de Policlínicas Regionais em mais cinco municípios baianos – Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, foi no dia 6 de fevereiro de 2018.
Cada policlínica representa um investimento médio de R$ 24 milhões, entre a construção e equipamentos, que será assumido integralmente pelo Governo do Estado, enquanto a manutenção será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes, proporcionalmente à sua população, além de oferecerem deslocamento entre as cidades consorciadas e a cidade-sede da policlínica.
Com a implantação das Policlínicas Regionais, Governo e municípios se unem para atender melhor a população, indo além da atenção básica, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à saúde na Bahia. Para o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, um destaque na iniciativa é a cooperação entre prefeituras e o governo estadual, tendo em vista que o modelo de consórcios agrega municípios e, pela primeira vez na Bahia, agrega também a participação do Governo do Estado, cofinanciando parte dos custos.
Consórcios
As policlínicas regionais são resultado da formação de consórcios de saúde e representam um novo marco da saúde pública na Bahia, planejada e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios, oferecendo serviços em até 18 especialidades, como cardiologia, angiologia e endocrinologia, além de serviços de imagem como tomografia, ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia, dentre outros.
A microrregião de saúde de Paulo Afonso é composta pelos municípios de: Abaré, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Macururé, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida, que serão beneficiados com a construção da Policlínica Regional.
Da Redação PANotícias