Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Programa Bolsa Família reúne moradores da área rural para explicar funcionalidade do Cadastro Único
ASCOM/PMPA – 22-05-2018 – O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
A partir de 2003, o CadaÚnico se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios como: Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.
Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas.
Para esclarecer às famílias residentes na área rural de Paulo Afonso sobre a importância de estarem inscritas no CadÚnico, na segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Coordenação Municipal do Bolsa Família realizaram uma reunião com representantes de comunidades rurais. Segundo os promotores do encontro que aconteceu no auditório do CEMPA e contou com a colaboração da Secretaria de Agricultura e Aquicultura, atualmente apenas 410 famílias da área rural de Paulo Afonso constam no CadÚnico, número incompatível com o total da população do campo.
Na abertura, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara Moreira, enfatizou o empenho da Prefeitura e de sua Rede Socioassistencial em contribuir com a inclusão do maior número de famílias nos benefícios sociais.
“Eu quero agradecer a vocês que mais uma vez atenderam ao nosso convite. O objetivo dessa reunião é esclarecer sobre a importância do Cadastro Único, uma vez que somente com a inclusão e atualização dos dados no CadÚnico é possível desfrutar dos benefícios sociais do Governo Federal”, disse a secretária.
Além da secretária, participaram da reunião o consultor da empresa Mana Pinho, Robson Almeida; a coordenadora do Bolsa Família, Lucicleide Rodrigues e representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura.
Informe Publicitário