Paulo Afonso possui maior viveiro a céu aberto de palmas resistentes à praga colchonilha carmim

 Paulo Afonso possui maior viveiro a céu aberto de palmas resistentes à praga colchonilha carmim

logo da prefeitura reduzidaASCOM/PMPA – 05-06-2018  – A Prefeitura de Paulo Afonso implantou no povoado Baixa do Boi, uma unidade para produção de palma forrageira das espécies Ipa Sertânia e Orelha de Elefante, com a expectativa de produzir a cada 90 dias, cerca de 800 mil mudas. O viveiro público mede dez mil metros quadrados de área efetiva, sendo o único a ceu aberto desse porte no Brasil, registrado pelo Ministério da Agricultura. As raquetes produzidas no local estão sendo distribuídas para produtores rurais cadastrados.prefeitura palma 03

Dados da Secretaria de Agricultura e Aquicultura indicam que, por ano, mais de dois milhões de raquetes serão entregues. O objetivo da ação, segundo o secretário Jandirson Campos Torres, é criar uma alternativa de alimentação para o rebanho durante todo o ano, além de erradicar a praga Cochonilha Carmin (Dactylopios coccus), um inseto pequeno que se alimenta da seiva das palmas, provocando a perda da plantação. Em vários municípios do Nordeste, incluindo alguns da Bahia e Sergipe, a praga já dizimou 100% da produção.

Espécies comuns na caatinga, a Ipa Sertania e Orelha de Elefante são resistentes à seca e a elevadas temperaturas, conseguindo se adaptar ao semiárido baiano, onde a temperatura média é 25ºC a 35ºC. Além de serem resistentes à Cochonilha Carmin, as duas espécies de Palmas são consideradas rações de boa qualidade e nutritivas.

Brevemente, a Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Aquicultura, vai realizar o ‘Dia de Campo’, com atividades do Programa Campo Forte. Na oportunidade será lançado o programa ‘Mais Leite Paulo Afonso’ e apresentadas as duas espécies de palma forrageira. O evento que seria realizado no dia 30 de maio foi adiado devido à greve dos caminhoneiros.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *