Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Competições náuticas e trio elétrico reúnem grande público no Balneário Prainha durante campeonato de vela
10-09-2018 – ASCOM/PMPA
Foi no Balneário Prainha, ponto turístico de Paulo Afonso, que em 1989 surgiu o campeonato de vela, a Copa Vela, que deu origem a atual festividade, sendo considerada uma das mais famosas festas de rua do Nordeste. Na 30ª edição do maior festival musical da cidade, em seu local de origem também não faltou animação.
Nas águas do Velho Chico, o evento náutico promovido pela Prefeitura, em parceria com a Axé Wind, repetiu o sucesso dos anos anteriores, proporcionando um show de cores e beleza. O campeonato que está entre os mais prestigiados do Nordeste, este ano superou a expectativa dos organizadores, com 60 velejadores participantes, dos estados do Ceará, Alagoas, Bahia e Pernambuco.
Para Alexandre Lessa, coordenador da Axé Wind, a Copa Vela de Paulo Afonso é um dos campeonatos que atrai competidores de todo o país. Ele atribui o sucesso do evento às condições que o lago da Usina PA IV oferece para este tipo de competição, e também à estrutura e o apoio que a Prefeitura disponibiliza.
“Desde sua primeira edição em 1989, a Copa Vela de Paulo Afonso é um evento esperado por velejadores de todo o Nordeste, pelas condições climáticas, encontradas aqui. O Espelho d’água e a posição do vento também favorecem a navegação. Além disso, o apoio da Prefeitura nos deixa bastante satisfeitos em participar da competição”, concluiu Alexandre.
Quem aproveitou as tardes de 6 a 9 de setembro para tomar banho na famosa Prainha e prestigiar as competições de Wind surf e Hobie Cat, teve a oportunidade de conhecer os talentos pauloafonsinos e dançar ao som de Plenitude do Arrocha, Pagodão das Antigas, Balandauê, Leva City, Estilo Pan, Na Cola, Ígor Ferrazi, Swingueira do Flavinho, Marília Santos, Moisés Nato, Péricles Santana e Helber Wogan. No Trio Elétrico Arerê, em cada dia de Copa Vela, três bandas de estilos diferentes animaram os apreciadores de arrocha, swing, pagode, sertanejo e forró.
Confira os três primeiros colocados em cada uma das cinco categorias que disputaram as competições:
Fórmula:
1º – Bruno Cidade (BRA 011)
2º – Apolônio Carvalho (BRA 406)
3º – Murilo Vital (BRA 171)
Iniciantes – Sport:
1º – Gerson González (BRA 049)
2º – Genivaldo Oliveira (BRA 085)
3º – Heitor Marques (BRA 450)
Feminino Race:
1º – Diana Queiroz (BRA 595)
2º – Bárbara Pedregal (BRA 591)
3º – Isis Gomes (BRA 084)
Race Pesado:
1º – Robinson do Rosário (BRA 540)
2º – Deni Brito (BRA 052)
3º – André Oliveira (BRA 585)
Race Leve:
1º – Carlos Júnior (BRA 6800
2º – Alexndre Lessa (BRA 521)
3º – Jorge Calazans (BRA 449)