Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência reforça ações da Prefeitura para este grupo
18-09-2018 – ASCOM/PMPA – Na próxima sexta-feira (21), foi instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para celebrar a data, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE), realiza o Dia D, com diversas atividades recreativas, culturais e oferta de serviços.
Consultas médicas e odontológicas, recadastramento do BPC, exposições e orientações sobre direitos da pessoa com deficiência, na educação, assistência social, saúde, esportes e meio ambiente, fazem parte das ações. O evento vai ser realizado na 1ª Companhia de Infantaria, das 8h às 12h.
Em Paulo Afonso, a gestão municipal desenvolve várias ações que levam cidadania e qualidade de vida para este grupo. Na parte social, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) disponibiliza Benefício da Prestação Continuada (BPC/LOAS); Passe livre municipal e interestadual, além de serviços de convivência.
O programa Estação Juventude oferta aos jovens de 14 a 29 anos, cursos nas áreas de informática e artes, capacitando esse público e preparando para o mercado de trabalho, além cursos profissionalizantes, pré-vestibular e preparatório.
Na parte de habitação, o município disponibiliza residências do Programa Minha Casa, Minha Vida e reformas sociais. Na saúde, o Centro Médico de Especialidades (CRM) está equipado para receber pessoas com deficiência. Na parte de odontologia, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) disponibiliza tratamento dentário especializado, que vão de limpezas até cirurgias.
Os assistidos também recebem toda a estrutura na parte de cadeiras de rodas, órteses e próteses. O encaminhamento é feito via TFD para atendimento em Salvador.
Educação Inclusiva
A Rede Municipal de Ensino está preparada para receber crianças e adolescentes com deficiência, da creche ao último ano do Ensino Fundamental. Atendimento educacional de crianças, adolescentes e jovens com deficiência intelectual também é um compromisso da atual gestão. O apoio necessário à pessoa com espectro Autista e seus familiares oportuniza e garante os direitos desses assistidos.