Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Programa Mais Leite objetiva transformar Paulo Afonso em uma bacia leiteira
O Programa Mais Leite, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Aquicultura, objetiva transformar o município de Paulo Afonso, em uma bacia leiteira.
Entre as ações do programa está a distribuição de palma forrageira para os produtores rurais de Paulo Afonso alimentarem o seu rebanho. O viveiro implantado no Povoado Baixa do Boi é o maior do país e já produziu cerca de 1,5 milhão de raquetes de palmas resistentes à praga cochonilha do carmim, que foram distribuídas para os criadores.
Na tarde de quarta-feira (2/01), o prefeito Luiz Barbosa de Deus esteve visitando o viveiro, acompanhado do secretário de Agricultura e Aquicultura, Jandirson Campos. “Através desse programa fortaleceremos o criador e a produção de leite no nosso município, ofertando capacitação e uma alternativa de renda para este setor”. Destaca Luiz de Deus.
O desenvolvimento da cadeia produtiva é uma das principais estratégias do Programa Mais Leite e as ações e execuções serão realizadas de forma planejada. As atividades englobam serviços de assistência técnica e extensão rural; ações educacionais de prevenção dos riscos de transmissão da tuberculose e brucelose para humanos e apoio na difusão de projetos técnicos em propriedades rurais para os criadores de gado leiteiro são algumas das diretrizes.
O Projeto Mais Leite também visa a promover e melhorar a genética do rebanho bovino através de inseminação artificial e apoio na aquisição de reprodutores com característica leiteira.
O Projeto também prestará suporte para elaboração de projetos para que criadores de gado leiteiro tenham acesso às linhas de crédito agrícola junto às instituições financeiras. Os recursos adquiridos serão para aquisição de equipamentos de ordenha, tanques de refrigeração, aquisição de matrizes, sistemas de irrigação, custeio, entre outros.
Da Redação