Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Baronesas são retiradas da barreira de contenção e do Balneário Prainha
As baronesas acumuladas na tela de contenção no Balneário Prainha começaram a ser retiradas. A Secretaria de Meio Ambiente iniciou o trabalho na quinta-feira (7).
De acordo com informações do Portal da Prefeitura, o secretário de Meio Ambiente, Francisco Alves de Araújo, para facilitar o acesso dos equipamentos que estão realizando o trabalho, foi necessário o deslocamento do cabo da ancoragem da rede de contenção.
“O que está sendo feito no Balneário Prainha é uma preparação para retirada de baronesas acumuladas na tela de contenção. Foi feito um deslocamento da base de ancoragem da tela, para facilitar o acesso das máquinas. Com o apoio dos comerciantes da Prainha, nossa equipe continua trabalhando na retirada das plantas, tanto as que ultrapassaram a rede e chegaram até a área de banho, quanto as que estão acumuladas no barramento”, explicou o secretário.
O secretario Francisco Alves ressalta que a quantidade maior de plantas, acumulada na tela de contenção, está sendo removida com equipamento de maior porte e transportada por caçambas, sendo descartada em local adequado. Ele explica que os trabalhos não prejudicarão o funcionamento do comercio e a área de banho no Balneário Prainha.
A barreira de contenção das baronesas no Balneário Prainha, com 500 metros de extensão, foi implantada em maio de 2018, a 200 metros da área de banho.
Fixada entre a margem direita do lago (dique da BA 210) e a ilha próxima ao canal da Usina PA IV, a tela confeccionada em aço, revestida com material plástico para evitar corrosão, é presa por cabos de aço às duas bases de concreto, construídas uma em cada lado. Para evitar o deslocamento, pesos de concreto foram distribuídos ao longo da área, funcionando como âncoras.
As informações são da ASCOM