Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Mais de 600 mil preservativos foram distribuídos no Carnaval
Na terça-feira (5), último dia do carnaval, até as 18h, o Sistema de Ocorrências da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou 16 atendimentos nas unidades hospitalares, de pacientes oriundos do circuito da festa. Como em todos os anos, o Hospital Geral do Estado (HGE) foi a unidade que mais recebeu pacientes.
Do dia 1º até a terça (5), às 18h, foram registradas 123 ocorrências no circuito do carnaval. O HGE atendeu 88 pacientes, seguido pelo Hospital Ernesto Simões Filho (16), Hospital Eládio Lasserre (13), Hospital Menandro de Faria (1), Unidade de Emergência do Curuzu (4) e o Hospital Geral Roberto Santos (1).
Agressão física foi responsável por 73 ocorrências. Foram registradas 12 agressões com arma de fogo e 11 quedas, além de 8 agressões por arma branca. Seis pacientes tiveram intoxicação exógena e seis tiveram complicações por doença preexistente. Foram cinco atropelos e dois pacientes vítimas de colisão/abalroamento.
Vigilância Epidemiológica
Nos quatro dias de Carnaval, as equipes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) que atuam nos Postos de Testagem localizados na Avenida Centenário (Barra) e na Avenida Adhemar de Barros (Ondina) realizaram 4.464 testes para sífilis, HIV e hepatites B e C. De acordo com os resultados, foram confirmados 14 testes positivos para HIV, 95 reagentes para sífilis, dois reagentes para hepatite B e cinco reagentes para hepatite C.
Em Porto Seguro, em parceria com a prefeitura municipal, a Sesab também montou um posto de testagem. Até o momento foram realizados 1.088 testes, com 26 resultados reagentes para sífilis e um caso suspeito para hepatite C.
Nos quatro dias de Carnaval foram distribuídos mais de 600 mil preservativos. Nas últimas 120 horas foram registradas 34 pessoas para atendimento para Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Destas, cinco foram decorrentes de violência sexual, sendo duas por acidente perfurante no circuito do carnaval e 27 por sexo desprotegido. Mais informações estão disponíveis no site da Sesab.
Foto: Alberto Coutinho/GOVBA
Fonte: Ascom/Sesab