Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Comtur- Conselho Municipal de Turismo, em Paulo Afonso, está inativo
COMTUR é uma expressiva representação do turismo local, no aprendizado da gestão do turismo e na construção de propostas para o futuro, médios e longos prazos
O Conselho Municipal de Turismo é um órgão consultivo e de assessoramento do poder executivo municipal que tem, entre os objetivos, propor medidas para o desenvolvimento da atividade turística no município.
Entre suas atribuições está a aprovação do plano de desenvolvimento turístico; o estabelecimento de prioridades na aplicação de recursos e o acompanhamento de projetos para verba estadual e a avaliação de resultados.
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), biênio 2011/2013, foi empossado no dia 19 de setembro de 2011, tendo como presidente do Conselho o professor Antônio Galdino.
Depois de quase três anos de empossada a gestão do COMTUR, a Secretaria Municipal de Turismo convocou as entidades e representantes (titular e suplente) do COMTUR para uma reunião onde ocorreu a eleição da mesa diretora do conselho. A reunião foi realizada no dia 6/08/2014, na sala do conselho, localizada na SETUR [Parque das Mangueiras].
A eleição para o Conselho Municipal de Turismo, biênio 2014/2016, escolheu como presidente José Luciano Santos Júnior, representante da Associação Comercial de Paulo Afonso (Ascopa), vice- presidente Rosângela Menezes representando a Chesf e Valdira Maria da Silva – secretária executiva.
O COMTUR é composto por membros da Chesf, Ascopa, representantes dos hotéis, restaurantes, agências de viagens, CDL, SEBRAE, Fasete, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Regional de Turismo da Região Lagos e Cãnions do São Francisco, Secretaria Municipal de Turismo, AGTURB, Artesanato, Esporte de Aventura, Imprensa e Economia Criativa.
Conselho Municipal de Turismo apresenta diagnóstico do setor no plenário da Câmara
Com as presenças de representantes da Chesf, comércio, poderes Executivo e Legislativo, sindicatos, imprensa e sociedade civil, o então presidente do Conselho Municipal de Turismo, Antônio Galdino, utilizou o plenário da Câmara Municipal, na sessão de 14/06/2011, para fazer um breve relato sobre a situação do setor e conclamar todos os poderes, bem como a sociedade paulaofonsina a se engajar na luta para fazer com que as ideias sejam postas em prática, o que segundo ele, trará resultados positivos para todos.
O professor Galdino, apontou os erros cometidos desde 1959, quando o Imperador Dom Pedro II visitou a Cachoeira de Paulo Afonso, inaugurando uma rota turística, que de acordo com sua observação já teve dias melhores, mesmo em épocas em que as estradas de acesso não ofereciam boas condições de tráfego. “Essa é uma luta suprapartidária e precisa ser abraçada pelos poderes Executivo, Legislativo, Chesf, Ascopa e também pela sociedade, porque as vantagens virão para todos, portanto a participação de todos é muito importante para fazer com que nossos potenciais turísticos sejam explorados como devem ser, sendo que para isso acontecer é necessário que nossos representantes se empenhem mais”, observou Galdino.