Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Parceria entre IF Sertão-PE/Campus Zona Rural e vinhedo na Chapada Diamantina produz primeira safra de vinhos
O acordo de cooperação técnica e científica, firmado entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sertão (IF Sertão-PE)/Petrolina Campus Zona Rural, através da Escola do Vinho, com um vinhedo em Morro do Chapéu (BA), região da Chapada Diamantina, alcançou sua primeira safra de vinhos.
Através da parceria, foi realizada a vinificação de quatro variedades de uva: malbec e syrah (tinto), e sauvignon blanc e viognier (branco). Todo o processo de elaboração da bebida foi acompanhado por estudantes do curso de Viticultura e Enologia do campus, em especial por dois estagiários contratados através da cooperação – Maria Jardilene Alves e Igo Honório.
“Foi uma grande experiência para mim, porque pude colocar em prática o que aprendi na teoria em sala de aula. Aprendi muito, desde a uva, que é outro terroir, até o engarrafamento. Uma parceria dessa é muito enriquecedora, quem mais ganha é a gente“, afirmou Maria Jardilene.
A Chapada Diamantina iniciou o plantio de uvas viníferas através de um projeto experimental, há cerca de dez anos. Em 2016, o engenheiro agrônomo Jairo Vaz decidiu investir no segmento. “O ciclo das uvas naquela região é diferente da região do Vale do São Francisco. Temos um clima de altitude, temperaturas baixas, com alto índice de dias nublados, o que alonga o ciclo da videira, mas temos a possibilidade de fazer duas safras“, relatou.
Engarrafamento
A primeira safra, resultado da parceria, foi elaborada na Escola do Vinho, chegando à conclusão na quinta-feira (18), com o engarrafamento da bebida, totalizando 1.500 garrafas. “A parceria com o Instituto Federal foi extremamente significativa. Realmente tivemos uma grata surpresa. Os vinhos se apresentaram com bastante potencial. É um novo terroir que já tem atraído novos investidores e que acredito que se constitui em oportunidades para os alunos e também de geração de trabalho“, disse Vaz. A produção inicial será destinada à realização de degustações, com o objetivo de incentivar o enoturismo na região da Chapada, bem como o trabalho realizado em parceria com o IF Sertão-PE.
Por Carlos Britto