Prefeitura não vai administrar a UPA que poderá ficar sob a responsabilidade da Univasf

 Prefeitura não vai administrar a UPA que poderá ficar sob a responsabilidade da Univasf

“A UPA foi construída e equipada pela prefeitura, mais nós não vamos opera-la, porque quebra o município, porque são nove municípios da Bahia e mais três de outros estados e ninguém aguenta”. Luiz de Deus.

O prefeito de Paulo Afonso, Luiz Barbosa de Deus participou no dia 25 de abril, de uma reunião em Brasília, no Ministério de Minas e Energias, onde tratou de questões relacionadas ao Hospital Nair Alves de Souza (HNAS). Na oportunidade foi discutido a transferência da gestão da unidade de saúde para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Em conversa com o repórter AC Zuca, Luiz de Deus falou sobre a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, que foi construída e equipada pelo município e não está definido quem vai operá-la. “Ficou decidido que haveria agora em maio uma outra reunião, não ficou ainda decidido totalmente quem operará a UPA, que foi construída e equipada pela prefeitura, mais nós não vamos opera-la, porque quebra o município, porque são nove municípios da Bahia e mais três de outros estados e ninguém aguenta”.

O prefeito acredita que a Univasf vá administrar a UPA, pois será fundamental na formação dos seus médicos. “Acredito que no final ela será operada pela Univasf, porque não tem como você formar médicos sem ele ter um preparo grande na medicina de urgência, isso é inconcebível e para treinar esse pessoal eles vão ter que ter acesso naquela UPA, como no Hospital de emergência que nós vamos abrir as portas para que eles possam treinar os estudantes. Desejamos que saiam excelentes profissionais aqui da nossa faculdade de medicina. Então temos que proporcionar tudo que for possível para que eles tenham um treinamento de excelente qualidade”.

UPA Porte II

A Ordem de Serviço para construção da Unidade de Pronto Atendimento Porte II foi assinada em fevereiro de 2014 pelo então prefeito Anilton Bastos, o vice-prefeito Jugurta Nepomuceno Agra, secretários, vereadores e pelo representante da construtora SOLOTECH, vencedora da licitação para a execução da obra. A Unidade de Pronto Atendimento foi construída ao lado do Hospital Nair Alves de Souza.

A UPA Porte II, voltada para áreas que abrangem entre 100 e 200 mil habitantes pode disponibilizar de 9 a 12 leitos de observação com capacidade para atender até 300 pacientes /dia, resolvendo casos de febre, crises de hipertensão, fraturas e cortes.

Após a assinatura da OS, Anilton Bastos frisou o empenho dos deputados Josias Gomes e Paulo Rangel na luta pelos anseios do povo de Paulo Afonso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *