Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Secretário Jandirson esclarece a produtores rurais sobre perfuração de poços artesianos
A Secretaria de Agricultura e Aquicultura, realizou na manhã de terça-feira (27), um encontro com produtores rurais no auditório Edson Teixeira
para discutir assuntos relacionados à perfuração de poços artesianos.
Segundo o secretário de Agricultura e Aquicultura Jandirson Campos Torres, ideia da reunião foi ouvir o produtor para saber as dificuldades enfrentadas. “Estivemos reunidos para prestar alguns esclarecimentos sobre os poços. A Prefeitura faz a perfuração e o revestimento, depois são realizadas análises da água e vazão do poço, em seguida, o agricultor faz o restante do serviço. Mas é importante o interesse do homem do campo para a conclusão da obra”, explica.
Para ofertar a perfuração, a gestão investiu cerca de R$ 2 milhões na aquisição de uma máquina perfuratriz e geradores. Além da equipe técnica. Até o momento, já foram perfurados 75 poços, sendo dez comunitários.
Para a moradora do povoado Bogó, Ivelize Gomes, a administração municipal é uma das poucas cidades na Bahia que possui uma perfuratriz. “Não conheço uma cidade em nossa região que faça esse trabalho, nós só temos a agradecer ao prefeito Luiz de Deus e a toda equipe por este trabalho”, destacou.
Programa Mais Leite
A perfuração de poços contribui com o desenvolvimento da cadeia produtiva e o reforço do Programa Mais Leite. Além de levar água para as comunidades, as ações envolvem capacitação técnica para os produtores e distribuição de palma forrageira para alimentarem o seu rebanho.
O viveiro implantado no povoado Baixa do Boi é o maior do país e já distribuiu mais de 3 milhões de raquetes de palmas resistentes à praga cochonilha do carmim. O programa contempla mais de 60 produtores cadastrados e acompanhados pela secretaria.
Fonte: Ascom/PMPA