Parasita: O filme coreano que promete surpreender no Oscar 2020

 Parasita: O filme coreano que promete surpreender no Oscar 2020

Saíram os indicados ao prêmio da Academia de Cinema dos Estados Unidose tem filme brasileiro indicado. O documentário Democracia em Vertigem, da cineasta Petra Costa– disponibilizado pelo serviço de streaming Netflix pro mundo inteiro – vai representar o Brasil na grande festa de Hollywood.

O país nunca ganhou uma estatueta dourada, apesar de filmes dirigidos por brasileiros já terem conquistado a estatueta em categorias como Melhor Ator para William Hurt, em 1985, com O Beijo da Mulher Aranha; e Rachel Weisz, melhor atriz por O Jardineiro Fiel, de 2005, obras dirigidas por Hector Babenco e Fernando Meirelles, respectivamente.

A grande surpresa, no entanto – entre filmes de orçamentos milionários como Coringa, O Irlandês e Os Vingadores – foi a presença de um primo pobre nas categorias mais concorridas da grande festa da Sétima Arte.

Parasita é o nome dele. Dirigido pelo sul coreano Bong Joon-Ho, ele foi o vencedor da Palma de Ouro em Cannes, em 2019.

Petra Costa, diretora de Democracia em Vertigem.

A história do David que pretende derrotar os Golias norte americanos gira em torno de uma pequena e miserável família do rico país asiático, que tenta ganhar a vida utilizando-se de pequenos golpes – lembra bastante o famoso jeitinho brasileiro, em alguns momentos – e que acaba se dando muito mal.

Todas as ações são observadas por câmeras de vigilância – utilizadas contra eles, nos momentos mais importantes da história – mostrando como o controle das pessoas através do monitoramento pode ser opressor,invasivo e cruel.Uma história familiar é contada como uma critica a sociedade atual, à desigualdade social e aos relacionamentos humanos.

O filme não tem nenhum ator famoso no ocidente, mas vem fazendo muito sucesso em diversos países, com bilheteria muito expressiva para uma obra sul coreana. O diretor Joon-Ho, que não fala inglês, já está sendo contratado pelos grandes estúdios americanos e trabalha, no momento, em uma adaptação da obra para a língua inglesa.

É muito raro ver uma obra oriental conquistar a academia de Hollywood a ponto de conseguir as nominações principais no grande prêmio anual do cinema. Parasita foi indicado a Melhor Filme, Filme Internacional, Direção,

Roteiro Original, Edição e Design de Produção.

Sua qualidade conquistou toda a crítica especializada, além do público em geral. Ele vem colecionando prêmios em diversos festivais, além das tradicionais premiações que antecedem o Oscar, nos Estados Unidos.

Artistas famosos elogiaram abertamente o trabalho do coreano e já afirmaram que pretendem trabalhar com o diretor.

Ao vencer o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, na primeira semana de janeiro, Joon-Ho afirmou esperar que a barreira do idioma – e consequentemente das legendas – deixe de ser um empecilho para que públicos diferentes conheçam bons filmes asiáticos. A depender da qualidade de seu filme, esta barreira será quebrada.

Da Redação

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *