Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Servidores estaduais aposentados nascidos em janeiro têm até dia 31 para fazer recadastramento anual
Recadastro é até 31 de janeiro nos Centros de Atendimento Previdenciários, nos postos SAC. Veja documentos necessários.
Os aposentados do estado que fazem aniversário no mês de janeiro têm até 31 deste mês para realizar a prova de vida e atualizar seus dados cadastrais. A medida é para garantir que o servidor inativo continue recebendo regularmente seus proventos.
Os aposentados devem procurar os Centros de Atendimento Previdenciários (Ceprev), nos postos SAC. É necessário apresentar documento de identidade oficial com foto atual (em bom estado de conservação), CPF e comprovante de residência atual (contas de água, luz ou telefone, preferencialmente).
Por exigência do Governo Federal, também é necessário apresentar o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
A convocação dos aposentados é promovida, este ano, de acordo com uma nova sistemática. A orientação é de que o grupo se recadastre no mês do próprio aniversário e não mais de acordo com o calendário divulgado pela Suprev. Desta forma, já a partir do próximo dia 3, começará o atendimento dos nascidos em fevereiro.
O serviço está disponível em 73 unidades de atendimento, em postos e pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador. Ainda é possível realizar o atendimento por hora marcada em sete postos: Paralela, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Feira Centro II, Conquista II, Lauro de Freitas e SAC Servidor.
O agendamento é feito no Portal SAC e pela plataforma do SAC Digital, disponível para aplicativo de celular e na página na internet.
Servidores com impossibilidade de locomoção ou doença grave podem realizar o recadastramento mediante procuração (original), emitida até seis meses antes da data atual, ou através de formulário (original e com firma reconhecida) disponibilizado pela Previdência Estadual, que deve ser entregue juntamente com atestado médico, emitido até trinta dias da data atual do recadastramento, comprovando a impossibilidade do deslocamento.
Quem residir em local sem cobertura previdenciária, ou fora da Bahia, pode realizar o recadastramento por correspondência. Os documentos autenticados devem ser enviados para a Suprev, localizada na Avenida Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904.
Na parte externa do envelope, deve ser escrita a palavra “Recadastramento”. Nestes casos, é preciso enviar por correspondência também o atestado de vida, disponível no Portal do Servidor.
Já casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor à Suprev, seja por meio da apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev, pelos Correios ou ainda pelo e-mail: suprev.certidao@saeb.ba.gov.br.
Mais informações podem ser obtidas no Portal do Servidor ou pelo call center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 ou 4020-5353.
Por G1 BA