Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Secretaria de Meio Ambiente tenta impedir chegada das baronesas com barramento do Bico de Pedra para o Bairro Moxotó
Com o intuito de solucionar o problema das baronesas que vêm de outras localidades e se alojam nas margens do rio, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciou a implantação de um barramento que visa impedir a chegada das plantas aquáticas. O mecanismo está sendo instalado da localidade popularmente conhecida como Bico de Pedra, no Bairro Centenário, para a margem do Bairro Moxotó Bahia.
Desde o início do problema que afeta toda a população ribeirinha, a gestão municipal vem realizando a retirada das plantas, em um trabalho intenso de homens e máquinas, em especial no Balneário Prainha. Agora, com a implantação do barramento, o objetivo é fazer com que as plantas não se alastrem no leito do rio, evitando o transtorno para a comunidade.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ivaldo Sales Júnior, a contenção que está sendo implantada é provisória, enquanto a empresa finaliza a construção da estrutura definitiva, o que deve acontecer nos próximos 30 dias. “A empresa contratada está instalando o barramento de maneira provisória. Nos próximos 30 dias, outra estrutura que está sendo confeccionada, vai ser instalada”, afirma.
O secretário ressalta o empenho do gestor para que a população e os comerciantes não sejam afetados com a chegada das plantas aquáticas. “O prefeito Luiz de Deus deu o aval para que esse barramento fosse instalado e, dessa forma, os comerciantes do balneário Prainha não sejam penalizados com a chegada das baronesas no lago da PA IV”, acrescenta.
Josafá Oliveira é gerente de projetos de proteção ambiental da empresa Aquamec, responsável pela instalação da estrutura. Ele enfatiza que a estrutura visa minimizar os impactos causados pela chegada das plantas. “Estamos implantando uma contenção provisória que visa diminuir esse impacto causado pelo acúmulo das plantas no canal PA IV, mas estaremos concluindo a estrutura definitiva para que possamos resolver esse problema”, aborda.
O empresário Rafael Tenório diz que a implantação do barramento demonstra o olhar sensível da gestão municipal com a causa. “A gestão sempre esteve empenhada em solucionar o problema das baronesas e nós ficamos muito gratos em saber que o Balneário Prainha vai estar livre dessas plantas aquáticas com a implantação dessa contenção”, reforça.
As informações e foto, da ASCOM.