Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
COVID- 19: secretário Ghiarone Garibalde reúne médicos para atualizar e reforçar ações do plano de contingência
“O nosso objetivo em estarmos reunindo os médicos é trazer informações atualizadas do nosso plano de contingência. Estamos desde janeiro trabalhando com metas para dar uma pronta resposta, uma atenção para esse momento de enfrentamento contra o coronavirus (Covid-19)…”
Na manhã de domingo (22), a Secretaria Municipal de Saúde reuniu na sede do departamento localizada na Avenida Apolônio Sales, os médicos que estão dentro do atendimento da rede municipal, entre outros profissionais, para orientações precisas visando o combate contra o coronavírus (Covid-2019).
Durante explanação aos profissionais o secretário de Saúde, Ghiarone Garibalde destacou que o objetivo é atualizá-los e reforçar as ações. “O nosso objetivo em estarmos reunindo os médicos é trazer informações atualizadas do nosso plano de contingência. Estamos desde janeiro trabalhando com metas para dar uma pronta resposta, uma atenção para esse momento de enfrentamento contra o coronavirus (Covid-19). Nesta atual situação estamos formulando um bloqueio, uma espécie de isolamento, com relação a quem circula pela cidade e pode estar com os sintomas de Covid – 19. Não existe ainda um tratamento, agora, existe uma outra fase que é exatamente de prevenção total”, fala. “Neste encontro estamos orientando os médicos para fazerem parte das equipes de urgência que estamos estruturando para essa segunda semana de observações. Formamos uma comissão de enfrentamento do coronavírus que será composta por três médicos, além da participação de fisioterapeutas, ou seja, uma equipe essencialmente técnica para cuidar de urgências que possam acontecer”, complementa o titular da pasta.
O secretário falou sobre a instalação de maquinário para o atendimento. “Estamos agilizando a instalação de semi-leitos e o funcionamento da Unidade Terapia Intensiva (UTI) e por isso reunimos os médicos da rede pública municipal, onde equipes estarão sendo treinadas para trabalhar nesse contexto. Nós temos uma UTI que está praticamente pronta, e vamos acelerar o processo de entrega desse equipamento num prazo de dez a quinze dias no Hospital Municipal Aroldo Ferreira (HMPA). Na Ilha da cidade temos uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), praticamente pronta, portanto estamos acelerando o funcionamento dessas duas unidades, e, em menos de 15 dias estaremos com a UTI, UPA e mais o HMPA preparados para as urgências e emergências. Estamos em negociação com o Ministério da Saúde para mais leitos, e isso pode ser liberado nos próximos dias. Estamos trabalhando para que possamos superar todas essas questões burocráticas e termos suportes adequados para nossa população. Infelizmente nesse momento o HNAS não tem uma estrutura adequada para esse suporte porque falta manutenções, entretanto, estamos em busca de soluções para que o Nair possa também ter um suporte”, explica.
De acordo com Ghiarone, com a estrutura que está sendo montada o município poderá contar com aproximadamente 90 leitos específicos para uma emergência, e fez um apelo para que a população dique em casa. “Estamos conclamando para que a população fique em casa e evite locais de aglomeração para que possamos passar por tudo isso com poucos danos. Os comerciantes também são fundamentais nessa luta, pois vejam, se tivermos um caso positivo aqui na cidade, nossas posições serão mudadas totalmente com providências mais severas. São trabalhos incansáveis, e já nesta segunda (23) vamos fazer os bloqueios nos limítrofes da cidade, mas o nosso munícipe tem que cooperar.
O diretor médico do HMPA, Carlos Tenório, falou sobre esse momento de junção de forças. “É um momento peculiar em todo o mundo, porém estamos municipalizando todo esse contexto e juntos somos mais fortes. Estamos nos reunindo constantemente para estarmos atualizados sobre o que vem acontecendo. No panorama municipal, temos o HMPA que vem dando o suporte necessário, pois toda a triagem se encontra lá. É uma situação nova para qualquer médico e vamos montar comissões para que possamos tratar esse momento da forma mais estruturada possível”.
O administrador do BTN, Luiz Humberto, enalteceu os trabalhos de prevenção. “Estamos nos reunindo diariamente para buscarmos estar unidos e atualizados de como proceder nesse momento vital para tomarmos posições certas. O nosso prefeito Luiz de Deus tem acompanhando tudo isso de uma forma essencial e nos orientado de alguns procedimentos e que nada poderá faltar para o sucesso dessa operação. O prefeito destaca que tudo o que estiver ao nosso alcance deverá ser aplicado com todo o nosso rigor, estrutura e potencial em busca do melhor resultado possível”, enfatiza.
Fonte: Ascom PMPA