Uva passa: Fortalece o sistema imunológico, impede o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras infecções no organismo

 Uva passa: Fortalece o sistema imunológico, impede o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras infecções no organismo

As uvas passas são tradições das ceias de Natal, no entanto, se você pensar em alimentação saudável, essas frutinhas secas são tão nutritivas que deveriam ser aproveitadas por todo o ano, sabia? Pequenas, docinhas e poderosas, elas apresentam benefícios incríveis para a nosso organismo.

Segundo a nutricionista *Carolina Xavier, a uva passa, mesmo passando pelo processo de desidratação, não perde os seus principais componentes nutricionais. Rica em fibras, vitaminas e minerais, uma pequena porção da fruta pode ajudar a regular o intestino, fortalecer o sistema imunológico.

Confira os benefícios nutricionais das uvas passas para a nossa saúde.

Fortalece o sistema imunológico: Para impedir o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras infecções no organismo, a uva passa também pode contribuir, já que contém bons níveis de vitamina C em sua composição.

Regula o intestino: As fibras alimentares presentes nas pequenas uvas passas são responsáveis por facilitarem o trânsito intestinal, prevenirem a constipação e a prisão de ventre. Essas substâncias também são essenciais para proporcionar saciedade e favorecer a perda de peso gradual e saudável.

Protege contra doenças cardiovasculares: Carolina Xavier destaca a presença do potássio no alimento: “Essa substância que controla o sódio no organismo evitando assim a elevação da pressão arterial”, explica a profissional.

Previne o câncer: As uvas passas são boas fontes de polifenóis, agentes antioxidantes que evitam o desenvolvimento das células cancerígenas causadoras do câncer de cólon, mama, próstata e outros.

Previne a anemia: Esse distúrbio é caracterizado, principalmente, pela deficiência do ferro. Assim, as uvas passas fornecem bons níveis desse mineral ajudando a prevenir a anemia. Para potencializar a ação do mineral, a fruta pode ser combinada com outros alimentos fontes de vitamina C, como laranja, limão, abacaxi, etc.

*Carolina Xavier (CRN 13101020) é nutricionista clínica e esportiva e disponibiliza seu blog Transborde Saúde e seu Instagram para contato. A profissional também responde questões nutricionais em seu Canal no Youtube.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *