Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Covid-19: Ivermectina, azitromicina,hidroxicloroquina e corticosteróide, são os medicamentoso utilizado em pacientes de Paulo Afonso
Ghiarone Garibaldi, secretário de Saúde de Paulo Afonso, foi o entrevistado de terça-feira (16), no programa Papo Reto apresentado pelo desportista Beto da Liga em suas redes sociais.
Dentre vários assuntos relacionados às ações de combate à Covid-19 no município, o secretário falou pela primeira vez, sobre o protocolo de atendimento medicamentoso utilizado no tratamento de pacientes infectados com o novo coronavírus em Paulo Afonso.
Ao ser questionado se nesse protocolo estavam incluídos os medicamentos Ivermectina, azitromicina e hidroxicloroquina, Ghiarone confirmou, e acrescentou também o corticosteroide.
O secretário disse que o aumento de casos em Paulo Afonso motivou os médicos da cidade, a adotarem o uso desse protocolo desde a última segunda-feira (15):
“Nós estamos implementando a partir desta semana, em virtude do crescimento de casos, apesar de está em um nível bastante aceitável, então como são casos leves, alguns médicos só estavam passando remédios que eles julgavam necessário, mas a partir desta segunda-feira passada, ou seja de ontem, eles estabeleceram um protocolo onde constam alguns desses medicamentos que você falou, e mais o corticosteroide. Então, a partir desta semana se for necessário e o médico determinar através de receita este tipo de medicamento, sim, nós vamos ter que nos ajustar ao que o médico pedir.”
Secretário revela número de profissionais de saúde infectados com a Covid-19 em Paulo Afonso
Durante a entrevista com Beto da Liga, o secretário Ghiarone Garibaldi, revelou a quantidade de profissionais de Saúde que foram contaminados até agora pela Covid-19 em Paulo Afonso.
Sem identificar qual a função dos profissionais, de acordo com as declarações do secretário, até o momento 11 deles testaram positivo, e 10 já foram recuperados:
-HMPA (Hospital Municipal de Paulo Afonso) : 5 contaminados que já se recuperaram;
-HNAS (Hospital Nair Alves de Souza): 5 contaminados que já se recuperaram;
– Atenção primária da Saúde: 1 caso;
-Hospital Covid-19 (UPA): Nenhum profissional está contaminado;
– Centros de triagem: Nenhum caso.
O secretário disse que os EPIs, (Equipamentos de Proteção Individual) deram resultado e foram fundamentais para a proteção dos profissionais.
Fonte: pa4
Foto: Beto da Liga (Facebook)/ Google